Entenda como os ícones do novo Android vão mudar a cara do seu celular

Entenda como os ícones do novo Android vão mudar a cara do seu celular 

Quando o assunto são ícones do iOS, é fácil lembrar de quadrados com cantos arredondados. No Android, porém, as coisas não são tão simples. Aberto, o sistema abre portas para ícones dos mais diversos formatos, de todas as cores e seguindo infinitos padrões estéticos. Para alguns, a diversidade é interessante; para outros é apenas o caos.

O Google quer colocar um pouco de ordem nisso a partir do Android O com um novo sistema chamado de "Ícones Adaptáveis". Não é o primeiro esforço desse tipo por parte da empresa, mas quem sabe desta vez funciona?

A ideia neste ano é criar um novo padrão de formatação, no qual os desenvolvedores enviam os ícones de uma forma que eles possam ser cortados em diversas formas, que dependerão do launcher do usuário. Assim, ficaria por conta do dono do celular definir se os ícones serão todos redondos, quadrados, quadrados com cantos arredondados ou com formato de gota. Também é possível fazer os ícones serem animados de formas que até então não eram possíveis, como neste exemplo abaixo, dado pelo próprio Google.


Para fazer isso, os desenvolvedores serão incentivados a criar seus ícones em duas camadas. A primeira delas traz o ícone em si com transparência, e a segunda camada é sólida, que pode ser cortada em diversos formatos pelo launcher. Desta forma, é possível usar efeitos de iluminação e profundidade no ícone e brincar com a forma que os ícones são animados.


Mas por que os desenvolvedores se dariam a esse trabalho? O primeiro motivo é uma vantagem, de que os ícones podem se tornar mais bonitos e atraentes, incentivando os usuários a abrir o app. O segundo motivo é uma chantagem: quem não se adequar ao formato verá o seu ícone ser diminuído para se enquadrar dentro da máscara usada com o launcher.

O resultado final você vê no GIF abaixo, feito pelo site Android Central:


Agora resta ver se este esforço dará algum resultado. Como a funcionalidade deve ser restrita ao Android O e as versões seguintes, a maioria dos usuários só deve ter acesso à novidade dentro de dois anos, que é o tempo médio que leva para uma versão nova do Android se tornar a mais usada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip