Engenheiro consegue implantar entrada de fones de ouvido em um iPhone 7


Engenheiro consegue implantar entrada de fones de ouvido em um iPhone 7

O iPhone 7 é um dos celulares mais vendidos do planeta e sua qualidade é inquestionável. No entanto, um fator ainda incomoda uma parte dos usuários e possíveis compradores: a falta da entrada para fones de ouvido de 3,5 milímetros. Um engenheiro se incomodou tanto com essa ausência que encontrou uma forma funcional de tornar novamente o iPhone compatível com seus fones.

Scotty Allen, que mantém o canal Strange Parts no YouTube, já ficou bastante conhecido por causa de um vídeo no qual o engenheiro monta um iPhone apenas com peças encontradas nas lojas de Shenzhen, na China. Agora, sua missão foi diferente: pegar um iPhone 7 e fazê-lo funcionar com um fone de 3,5 milímetros sem precisar de um adaptador pendurado ao aparelho.

O trabalho não foi simples nem barato. Para criar sua gambiarra, Allen precisou de quatro meses de estudo para aperfeiçoar a técnica e, no processo, comprou três unidades do iPhone 7 e mais uma série de peças, incluindo novas telas, traseiras sobressalentes e placas de circuitos lógicos. Isso sem contar o alto número de adaptadores comprados para serem desmontados e analisados.

Após vários testes frustrados e munido do conhecimento para finalmente acertar, o engenheiro conseguiu utilizar duas peculiaridades do iPhone 7 para fazer as coisas funcionarem. A primeira delas é que, apesar de a Apple afirmar que não há espaço para entrada de fones no iPhone, ele existe, e está ocupado por uma peça de plástico (um respirador barométrico, segundo a Apple) que pode ser removido. A partir daí, foi uma questão de mover alguns componentes de lugar por alguns milímetros, como a bateria e a Taptic Engine, para abrir espaço para o conector de fones.

A outra peculiaridade é que, apesar de o aparelho não ter entrada em seu corpo, a Apple liberou, sim, um conector para fones de 3,5 milímetros: o adaptador Lightning, que já vem na caixa. Assim, bastou criar uma forma de colocar o adaptador dentro do corpo do aparelho.

Obviamente, apenas jogar o adaptador dentro do iPhone não faria o suporte ao fone funcionar normalmente. Para isso, ele criou placas de circuito impressas flexíveis, que foram responsáveis por fazer com que o adaptador embutido dentro do iPhone se comunicasse com a porta Lightning, efetivamente fazendo com que a entrada passasse a funcionar. Infelizmente, porém, ele não foi capaz de criar uma forma de usar a nova entrada de fones enquanto o celular carrega, “por causa da forma como o circuito foi criado”.

“Ou a porta de fones de ouvido está conectada ao celular, ou a porta Lightning, mas nunca os dois ao mesmo tempo. Isso iria requerer um esforço de engenharia ainda maior e um entendimento muito maior do protocolo Lightning do que eu tenho atualmente.”

Apesar desta falha, o iPhone 7 com entrada de fones de ouvido funciona. Scotty Allen também liberou o design para qualquer entusiasta que queira repetir o processo com seu celular. O documento pode ser conferido neste link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip