Celular com Android não está pronto para uso empresarial

Telecomunicações

Celular com sistema do Google não suporta Microsoft Exchange, Skype e ainda é restrito à rede da T-Mobile, diz analista.

Por Computerworld, EUA

O novo G1, primeiro celular com o sistema operacional Android do Google, anunciado nesta terça-feira (23/09) pela operadora T-Mobile nos Estados Unidos, em parceria com a fabricante HTC e o Google não parece ter muito apelo para usuários corporativos.

"Parece que eles estão oferecendo um celular com Android que é parcialmente aberto", comentou Jack Gold, analista da J. Gold Associates, de Massachussets.

Na avaliação de Gold, a ausência de suporte ao serviço de e-mail Microsoft Exchange ou a outra ferramenta robusta de e-mail mais focada em negócios limita a usabilidade do G1 em empresas. "Você não pode usar o Gmail na empresa", observou.

Até mesmo a operadora T-Mobile reconheceu que o G1, vendido a 179 dólares nos Estados Unidos, é mais voltado ao mercado de consumo. "Esperamos que ele seja mais voltado ao consumidor, não necessariamente para empresas, mas diversos trabalhadores (...) usarão o celular", disse Cole Brodman, executivo-chefe de tecnologia e inovação da T-Mobile USA durante o anúncio do celular de 179 dólares.

A comparação do G1 com o iPhone 3G é inevitável. No entanto, o celular da Apple oferece, desde a primeira geração, suporte ao Microsoft Exchange para ganhar mais credibilidade entre usuários corporativos.

O diretor sênior de plataformas móveis do Google, Andy Rubin, disse que, embora o G1 permita que os usuários leiam documentos em Microsoft Word e em PDF, não há suporte para o Exchange. "É uma boa oportunidade para terceiros" oferecerem uma aplicação no Exchange, observou Rubin.

Brodman também observou que o G1 ainda não suporta o Skype e não terá suporte para o iTunes, embora o sistema seja compatível com o código do iTunes e até possa rodar o sistema se os direitos autorais forem liberados pela Apple.

Rubin apresentou uma pesquisa recente feita com 290 empresas na América do Norte, revelando que a T-Mobile é um concorrente de menor peso entre clientes corporativos - apenas 8% dos respondentes usam serviços da operadora. O segmento corporativo é liderado pela AT&T, seguida pela Verizon Wireless e pela Sprint Nextel Corp..

A restrição de uso do G1 à rede da T-Mobile é outro problema, segundo Rubin, especialmente para usuários corporativos.

Um fator importante para muitas empresas que podem ouvir seus funcionários querendo usar um G1 é a segurança - se o aparelho conta com criptografia nativa e sistema de senhas robusto - disse Rubin. Segundo ele, a segurança não era o foco do anúncio de hoje e ainda é uma "questão ainda não respondida."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip