Nova geração de smartphones desafia iPhone

São Francisco - Celulares Android, Blackberry, Palm OS e Windows Mobile enfrentam o iPhone.

iPhone 3G da Apple redefiniu os celulares, trazendo uma real página HTML, e-mail e aplicativos aos smartphones. Mas depois de 18 meses, o iPhone encara seus primeiros rivais realmente à altura.

> Veja imagens dos novos smartphones

O lançamento da versão 2.0 do software da Apple, reclamações de desenvolvedores a respeito do controle da empresa e o suporte "mais ou menos" são motivos suficientes para abrir o mercado para a competição.

Confira agora os prós e os contras de tudo o que sabemos até hoje sobre os novos smartphones. Note que tanto o iPhone, quanto o G1 e o BlackBerry Storm suportam redes 3G, têm tela sensível ao toque, acelerômetros e GPS. Se eles cumprem o que prometem, só vamos descobrir quando todos eles chegarem ao Brasil.

iPhone 3G
iPhone da Apple essencialmente reinventou os celulares dos aparelhos comuns para uma plataforma sofisticada que faz muito do que você costuma utilizar no desktop.

> Veja fotos do iPhone 3G

Prós: E-mail e calendário Native Exchange (Lotus Notes disponível), interface touchscreen intuitiva, VPN, bom suporte HTML, Wi-Fi, leitor de RSS inbutido e sincronização com o iTunes.

Contras: Exige o iTunes para sincronizar dados, não recorta nem cola, roda apenas um aplicativo por vez, detém a distribuição de aplicativos, baixa segurança, último sistema operacional está lento e menos estável.

G1
O sistema operacional Android, do Google, parece ser o primeiro verdadeiro desafiante do iPhone, oferecendo uma plataforma aberta para usuários e desenvolvedores, junto a muitas das sofisticações do telefone da Apple. O primeiro aparelho com Android, o G1, da operadora norte-americana T-Mobile começará a ser vendido dia 23/10.

Prós: Teclado físico, visualização de arquivos em PDF, Word e Excel, recorta e cola, executa múltiplos aplicativos simultaneamente, bom suporte HTML, plataforma open source, leitor RSS.

Contras: Suporta apenas Gmail, sincroniza apenas aplicativos hospedados no Google, suporte limitado a arquivos, baixo número de aplicativos disponíveis (até agora), sem suporte ao iTunes.

BlackBerry Storm

O BlackBerry é, sem dúvida, o queridinho para conectividade móvel dentro das empresas. Porém, as capacidades dele na web são primitivas. O BlackBerry Storm, programado para sair em novembro, promete juntar o melhor do iPhone ao melhor do BlackBerry.

Prós: Sincronização ao calendário e e-mail corporativo, alta segurança, bom suporte HTML, recorta e cola, visualiza e edita Word, Excel e Power Point.

Contras: Não tem Wi-Fi, nem iTunes e nem leitor RSS. Usuários antigos sentiráo falta do teclado físico.

Palm OS
Desenvolvido para o PDA, o sistema operacional Palm foi o pioneiro entre os smartphones. Ele já sofreu pela má gestão por anos, mas a Palm continua a oferecer o smartphone Treo com capacidades móveis 2.0.

Prós: Suporta Microsoft Exchange (Lotus Notes e Novell GroupWise também disponíveis), suporta a maioria dos recursos de uma página da web, teclado físico, pode ver e editar arquivos de Word e Excel (e apenas visualizar Power Point e PDF).

Contras: Tela pequena demais, pobre suporte a Macintosh, sem Wi-Fi, sem leitor RSS, aceita poucos aplicativos de terceiros, desajeitado suporte ao iTunes por meio do Windows (transferência de MP3 ou por cartões de memória).

Windows Mobile
As muitas encarnações do Windows Mobile amplamente cozinham o que vai para o desktop dentro de uma tela pequena, o que torna o uso bem difícil. Os vários tamanhos de tela e componentes inclusos pelos fabricantes dificultam aplicativos e suporte. Há rumores de uma nova versão para 2009.

Prós: Suporte Native Microsoft Exchange (disponível também Lotus Notes e Novell GroupWise), visualização e edição do Office, muitas opções de aplicativos, boa segurança, Wi-Fi.

Contras: Interface difícil e inconsistente, suporte a apenas um subconjunto de HTML, sincronização com iTunes exige aplicativos de terceiros, baixa compatibilidade com Macs.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip