Primeira chamada comercial da telefonia celular completa 25 anos

São Paulo – Em 13 de outubro de 1983, primeira ligação comercial com um telefone celular, o Motorola DunaTec, era realizada em Chicago, nos EUA.

túnel do tempo_88x65A telefonia celular comemora nesta segunda-feira (13/10) 25 anos da primeira chamada comercial, feita em caráter comemorativo nos Estados Unidos em 1983.

Em 13 de outubro de 1983, o presidente da companhia Ameritech Mobile Communications fez uma ligação usando um Motorola DynaTec a partir de um conversível para o neto de Alexandre Graham Bell, inventor da telefonia.

> Conheça a história do telefone celular

Primeiro aparelho portátil o suficiente para ser carregado pelo usuário, o DynaTec tinha cerca de 800 gramas e media 25 centímetros sem a grande antena na sua parte superior.

Responsável por liderar a equipe que criou o DynaTec, o engenheiro Martin Cooper é creditado até hoje como criador dos telefones celulares como conhecemos hoje e, 3 de abril em 1973, fez a primeira demonstração pública do sistema em Nova York.

No Brasil, a primeira ligação foi feita no Rio de Janeiro em 30 de dezembro de 1990, segundo dados do Museu do Telefone, iniciativa da Telefônica. No ano, o Brasil fechou com 667 aparelhos habilitados, segundo dados da consultoria Teleco.

Mais de dezoito anos depois, o País atingiu a marca de 138,4 milhões de telefones celulares em agosto de 2008, segundo levantamento mensal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip