iPhone Dev Team consegue rodar Linux no iPhone e no iPod touch

São Paulo - Desenvolvedor do iPhone Dev Team consegue instalar e rodar parcialmente Linux no iPhone e no iPod touch. Veja o vídeo da demonstração.

Um dos membros do iPhone Dev Team, grupo voltado ao desbloqueio do iPhone por software, disse na sexta-feira (28/11) que conseguiu fazer rodar Linux no iPhone e nos iPod touch de primeira geração.

Um post no blog do desenvolvedor, identificado como PlanetBeing, informa que o kernel do Linux 2.6 foi portado para a plataforma do iPhone.

Por enquanto, o sistema ainda é um "rascunho" e ainda faltam drivers, mas já permite ter uma idéia de como fica o iPhone rodando outro sistema operacional.


Ainda não dá para usar a tela touchscreen e o acelerômetro, por exemplo, nem o próprio telefone - já que o acesso ao baseband (chip que controla a comunicação entre o aparelho e a rede da operadora) não é possível por enquanto.


O Linux no iPhone ainda é uma prova de conceito. Ao assistir a um vídeo feito pelo desenvolvedor, o iPhone alterna os dois sistemas - usando um programa chamado OpeniBoot. Ao entrar no Linux, é preciso usar o iPhone conectado a um computador pelo cabo USB - para digitação de senha e de comandos, por exemplo.


O vídeo abaixo mostra o Linux em demonstração no iPhone. Ainda é algo beta e em testes, e só deve ser utilizado e instalado por quem tem experiência em Linux - já que dá para estragar o iPhone ao instalar erroneamente os programas, que estão disponíveis para download no blog do desenvolvedor.



iPhone Linux Demonstration Video from planetbeing on Vimeo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip