Contra crise, N97 terá forte subsídio
Quarta-feira, 03 de dezembro de 2008 - 16h06
Produtos sofisticados desafiam a crise
Nokia Smartphone Celular
SÃO PAULO - Diretor de vendas da Nokia diz que crise global pressiona teles a reter seus melhores clientes, o que deve aumentar os subsídios de aparelhos de ponta, como o N97.
O diretor global de vendas da Nokia, Ansii Vanjaki, afirmou, durante palestra em Barcelona, que o novo smartphone da companhia finlandesa deve chegar aos usuários finais com forte subsídio.
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Segundo Vanjaki, o telefone de ponta tem um público potencial entre 200 milhões e 300 milhões de clientes no mundo.
Na avaliação de Vanjaki, este público é formado por pessoas de renda elevada, que não devem ser impactadas pela crise a ponto de deixar de lado os melhores gadgets.
Vanjaki diz ainda que, num clima de recessão, cresce a disposição das operadoras móveis de fidelizar seus melhores clientes, aqueles que consomem grandes pacotes de voz e dados. Por isso, crê Vanjaki, as teles devem aumentar seus subsídios para smartphones de ponta.
Um dos desdobramentos da crise global é a desvalorização das moedas de países emergentes, como o Brasil, em relação ao dólar e ao euro. Este fator faz produtos produzidos na Europa ou nos Estados Unidos chegarem com preços mais altos em mercados como o Brasil.
Apesar de exibido esta semana em Barcelona, o smartphone N97 só chega às lojas de varejo da Europa no primeiro semestre de 2009. A expectativa de analistas é que ele chegue às lojas por 550 euros, sem subsídios.
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