BlackBerry abre caminho a desenvolvedores

A brasileira Navita abandonou as plataformas Symbian e Windows Mobile e viu sua carteira de clientes BlackBerry subir de 10 para 90

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Quando os BlackBerrys começaram a se tornar uma ferramenta de trabalho, a facilidade de sua consagrada ferramenta de sincronização de e-mails contrastava com um design feio e grandalhão. A interface não era das melhores e a tela tinha uma resolução que deixava a desejar. Enfim, pode-se dizer que os BlackBerrys estavam mais para arcaicos minigames do que para smartphones hi-tech.

Mas essa época passou e, antes que fabricantes, como Nokia, Samsumg e Motorola, pudessem varrer o mercado corporativo de celulares inteligentes, a RIM tratou de aprimorar o design, a interface e principalmente a plataforma de seus aparelhos. Junto a modelos como o Pearl, Curve e, mais recentemente, o Bold, a o BlackBerry OS ganhou algumas empresas dedicadas a desenvolverem aplicações à plataforma da RIM. Entre elas, a brasileira Navita.

Com seis anos de atuação, a Navita começou desenvolvendo soluções de portais corporativos para grandes companhias como bancos, operadoras e varejistas. Em 2006, a empresa criou uma unidade de negócios focada exclusivamente em aplicações móveis, fazendo a convergência entre dispositivos e os portais que ela desenvolvia.Plataforma focada
“Começamos com um produto horizontal, que rodava nas plataformas Symbian, Windows Mobile e RIM. Vimos, no entanto, que seria melhor focar numa só plataforma. Um ano de desenvolvimento foi jogado fora e reinventamos o Navita Mobile 100% para BlackBerry”, afirma Roberto Dariva, diretor-executivo da Navita.

Foram dois anos de trabalho para chegar a plataforma de serviços atual. A Navita é responsável por serviços que vão desde a implementação do servidor, consultoria, estrutura de suporte técnico 24 por 7 e treinamentos com pessoal homologado pela RIM.

Já na parte de software, o Navita Mobile tem seu foco principal em aplicativos de aprovação no BlackBerry. Para isso, ele se integra com os sistemas de ERP e CRM, além de conectores de arquitetura orientada a serviços (SOA), bibliotecas de interface e integração com login de rede.* - E-mail profissional nas férias e fins de semana?
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Novos clientes
O objetivo é que executivos possam trabalhar a distância com informações críticas para o negócio da empresa e com alto nível de segurança. “Trabalhamos com VPN com criptografia de 256 bits, o dobro exigido para padrões bancários hoje. Em caso de roubo ou perda, é possível apagar dados ou mesmo bloquear os aparelhos a distância”, diz Dariva.

Os resultados em 2008 foram bastante positivos para a empresa. Só a unidade Navita Mobile aumentou de 10 para 90 clientes corporativos entre serviços de implementação, software, treinamento ou simples consultoria focadas na plataforma BlackBerry. No ano passado, a unidade foi responsável por 30% do faturamento de 4,25 milhões da companhia. A expectativa para 2009 e que os negócios com BlackBerry respondam por metade do faturamento.

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