Apple teria pedido para Google desistir de recurso Multi-Touch no G1

Por Macworld/EUA

São Francisco - Celular é compatível com tecnologia de múltiplos toques da Apple, mas Google preferiu não usá-la, em estratégia questionável.

Uma das principais reclamações em relação ao G1, celular da HTC com o Android, sistema operacional do Google, é a falta da funcionalidade Multi-Touch: sem ela, ações como mudar o tamanho de imagens não chegam nem perto da facilidade que é no iPhone 3G.

Enquanto alguns criadores de outras empresas provaram que tanto o hardware quanto o sistema operacional Android podem, tecnicamente, dar suporte a toques múltiplos, a função não foi oficialmente implementada.

De acordo com uma fonte anônima que falou com o Venture Beat, a razão por trás da decisão de continuar na tecnologia apenas touchscreen é política: “A Apple, fabricante do iPhone, aparentemente pediu ao Google para não implementar o Multi-Touch, e o Google concordou", afirmou um membro da equipe do Android.

Isso tudo, porém, é razoavelmente questionável. Será que Steve Jobs foi surpreendentemente educado e disse um “muitíssimo por favor”? A ideia de que o Google tenha estragado seu produto só para deixar a Apple feliz, soa, para não dizer mais, um pouco incomum.

A maioria das empresas não tem a política de tomar prejuízo para beneficiar outra empresa – mesmo que aliada. E outra: a HTC não se envolveu no desenvolvimento do celular?

E novamente, talvez o Google tenha razões para acreditar que a patente da Apple de múltiplos toques seja suficientemente forte para que eles não queiram estar do lado errado da batalha nos tribunais. Agora o Palm Pre vai ter todos os holofotes para si.

Dan Moren, editor da Macworld, de São Francisco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip