Samsung ganha espaço no mercado de celulares; Motorola sofre maior retração

São Paulo - Balanço de 2008 da ABI Research mostra que Nokia continua na liderança do setor de celulares e Samsung ocupa segunda posição.

A Samsung foi a empresa que mais ganhou market share no mercado global de telefonia celular em 2008, de acordo com pesquisa da consultoria ABI Research, passando a deter participação de 16,2% -um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior.

Por outro lado, a fabricante que perdeu mais espaço no mercado de telefonia móvel foi a Motorola, que caiu 5,1% em relação ao ano anterior, e terminou 2008 com participação de 8,3% no segmento. Em comparação a 2007, a queda do market share da companhia norte-americana foi menor - naquele ano, a empresa registrou retração de 7,8% - mas a perda mostra a importância da corporação desenvolver produtos robustos em 2009.

A Sony Ericsson também tropeçou, com uma redução de 0,7% em sua participação de mercado em 2008.

A líder de mercado continua sendo a Nokia, cujos resultados no quartro trimestre de 2008 apresentaram forte queda. A fabricante finlandesa tem 38,6% de market share, um avanço de 1,8% no ano passado. No ranking de fabricantes, a Samsung está em segundo lugar, seguida por LG e Motorola (ambas com 8,3%) e por Sony Ericsson (8%). Na sequência, estão RIM (1,9%), Kyocera (1,4%), Apple e HTC (1,1% cada) e Sharp (1%).

O ano passado registrou 1,21 bilhão de telefones móveis comercializados, segundo a consultoria, total que representa um crescimento anual de 5,4%. Em 2007, esta taxa foi de 16%. No primeiro semestre do ano, as vendas avançaram 14% na comparação ano a ano, mas a segunda metade de 2008 trouxe números mais fracos. Os resultados do terceiro trimestre caíram 8% antes de sofrerem redução de 10% no quarto trimestre.
Copyright 2009 Now!Digital Business Ltda. Todos os direitos reservados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip