Huawei poderá fabricar celulares no Brasil

Empresa vai avaliar aceitação do celular Mystery, seu primeiro modelo a chegar ao País.

A fabricante de equipamentos de telecomunicações Huawei poderá vir a produzir celulares no Brasil, de acordo com a resposta do mercado ao lançamento de seu primeiro aparelho no País, o modelo Mystery, comercializado pela Claro.

"Temos total condição de fabricar no Brasil com a parceria com a Flextronics, que produz nossos modems localmente. Para fazer rapidamente o lançamento de nosso primeiro modelo no Brasil, o primeiro lote foi importado, agora é acompanhar as vendas. Dependendo do resultado, vamos estudar a fabricação local", diz Luis Fonseca, diretor de terminais da Huawei.

O executivo não quis informar o tamanho do primeiro lote e nem qual volume de vendas justificaria a produção local, porque "essas são informações estratégicas". Segundo ele, mesmo com as previsões de que 2009 será um ano de desaceleração nas vendas de celulares, a empresa chinesa decidiu expandir sua presença no mercado nacional, atuando também no segmento de handsets - além de infraestrutura e de modems 3G.

No ano passado, a Huawei vendeu mais de 33 milhões de celulares em todo o mundo, um crescimento de 33% em relação ao ano anterior. O celular Mystery pode ser usado também como modem 3G, com velocidades de até 384 Kbps. Essa funcionalidade vai ao encontro da estratégia da companhia de se posicionar como fornecedor-chave para essa tecnologia.

Fonseca contabiliza que a Huawei detém 70% do mercado brasileiro de modems 3G e 40% de market share de infraestrutura. Em 2008, a empresa comercializou 1 milhão de unidades de modems de terceira geração no Brasil.

A meta da fabricante é colocar no mercado brasileiro de três a cinco celulares, todos de terceira geração, ao longo deste ano. O segundo modelo da empresa será lançado no País até a primeira quinzena de abril, em parceria com outra operadora.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip