Muita gente se pergunta 'o que é' 2G, 3G, HSDPA, HPQP, etc... e quais as diferenças. Bem, creio que o texto abaixo

Celulares: Apesar de ainda não possuírem o mesmo desempenho das opções acima, as conexões celulares estão amadurecendo rapidamente, sendo considerado o próximo padrão de acesso à Internet. E o mais interessante: tudo indica que será muito em breve.
* O que é 1G, 2G, 2.5G, 3G e 4G?
+ Tecnicamente, as gerações tem a seguinte definição:
# Redes 1G (NMT, C-Nets, AMPS, TACS) - São consideradas como os primeiros sistemas analógicos celulares, os quais apareceram nos anos 80. Vale lembrar que já existiam sistemas de rádio-telefone mesmo antes disto;
# Redes 2G (GSM, cdmaOne, DAMPS) - São os primeiros sistemas celulares digitais, lançados no início dos anos 90;
# Redes 2.5G (GPRS, cdma2000 1x) – Evoluções das redes de 2º Geração, esta é a tecnologia utilizada atualmente no Brasil.
# Redes 3G (UMTS FDD and TDD, cdma2000 1x EVDO, cdma2000 3x, TD-SCDMA, Arib WCDMA, EDGE, IMT-2000 DECT) São a última geração celular, as quais permitem altas taxas de transferência.
# Redes 4G ainda uma promessa de marketing, alguma pesquisa sobre 4G já é feita, mas nenhuma freqüência sequer tem sido alocada. A Quarta Geração pode; talvez, estar disponível para implementação em torno de 2012.

Atualmente, os celulares utilizam basicamente duas tecnologias, a GSM e a CDMA.
* CDMA: Mais antiga no mercado, é uma evolução da antiga rede analógica de celulares. Como é uma tecnologia de propriedade da Qualcomm, todo equipamento utilizado com ela (desde as operadoras aos celulares) deve pagar pelo direito de uso, o que tem diminuído bastante o investimento nesta tecnologia; por exemplo, a Nokia já não fabrica mais celulares CDMA. A única operadora com esta tecnologia utilizada como 'linha celular' no Brasil é a Vivo, que tem minimizado seus investimentos com CDMA e investindo em GSM.
Apesar desta situação, a Vivo não é a única empresa a utilizat o CDMA no Brasil, pois a Embratel também a utiliza em sua rede Livre (antigo Vésper), mas com o uso extremamente restrito como 'telefone fixo' (somente funciona em uma pequena área definida como endereço do cliente); e ainda assim, também sendo utilizado para conexões de Banda Larga sob o nome de 'Giro', atualmente utilizando EVDO (Veja abaixo).
O CDMA possui outros tipos de transmissão de dados, além do acesso discado:
+ 1xRTT: o sistema mais básico de tranmissão, permite a largura de banda de até 144 Kbps.
+ 1xEVDO Rev. 0: Evolução do 1xRTT, possui altas taxas desempenho, e promete alcançar a velocidade de até 2.4 Mbps para download (na prática, fica entre uns 400 e 700 Kbps) e 153 Kbit/s para Upload. Porém, está disponível em pouquíssimos lugares e há muita reclamação de instabilidade em vários pontos do Brasil. Por outro lado, onde o sinal está estável, é uma tecnologia muito elogiada.
+ 1xEVDO Rev. A: Segunda geração Evdo, possui taxas ainda mais altas, e promete alcançar a velocidade de até 3,1 Mbps para download (sem um valor médio já constatado na prática) e 1.8 Mbps para Upload. Ainda não disponibilizado este desempenho no Brasil.
+ 1xEVDO Rev. B: Terceiraa geração Evdo, possui taxas altíssimas, e calcula-se que possa chegar à até 73 Mbps para download e 27 Mbps para Upload. Ainda não disponibilizado comercialmente.

* GSM: Evolução do TDMA, é mais recente e flexível do que o CDMA. Uma vez que mantém a linha do cliente vinculado à um chip, o cliente pode migrar sua linha para praticamente qualquer outro aparelho GSM que seja compatível com sua operadora. Existem basicamente dois tipos de conexão, além do acesso discado:
+ GPRS: Transmissão de dados através do sinal GSM, esta tecnologia permite o acesso à Internet com velocidade de até 144 Kbps.
+ EDGE: Evolução do GPRS, esta tecnologia permite o acesso à Internet com até 384 Kbps de largura de banda.

* UMTS (Universal Mobile Telephone System – Sistema de Telefonia Móvel Universal): Também conhecida como 3G (telefonia de 3° Geração), é a tecnologia que está prevalescendo e aparenta ser o próximo passo da telefonia celular, pois pode ser sobreposta sobre uma rede GSM já existente à custos mais baixos do que outras opções. Efetivamente, os únicos grandes avanços desta tecnologia são a melhoria no sinal de voz e o amadurecimento da comunicação através de vídeo em tempo real, devido à conexão de alta velocidade, além do 'streaming de vídeo' (TV no celular). Possui o funcionamento com base na interface (a tecnologia de comunicação entre a torre e os celulares) de padrão WCDMA, e geralmente os termos são intercambiáveis.
+ W-CDMA (Wideband - Code-Division Multiple-Access – Múltiplo Acesso Divisão de Código por Banda Larga) Apesar do nome, a utilização utilização mais comum desta tecnologia refere-se à evolução do GSM, e não do CDMA; em outras palavras, na maioria das vezes, estará se referindo ao UMTS.
"-E porque este nome?", é a pergunta mais comum, mas a resposta não é tão simples pois; apesar de a Qualcomm ter desenvolvido a versão mais barata de CDMA, outras empresas também trabalharam em suas soluções nesta tecnologia, e no Japão desenvolveram o WCDMA. Após o sucesso com a tecnologia, ela foi apresentada ao mundo como uma opção de terceira geração (3G), e o UMTS aproveitou somente a interface, que é a ligação entre a 'base de rádio' (Torre Celular) e o celular em si. Porém foi o suficiente para ambas as tecnologias serem consideradas uma só para o resto do mundo. Em boa parte do mundo; com exceção do Japão, falar em WCDMA é praticamente referir-se ao UMTS. Esta tecnologia oferece velocidades de até 384 Kbps; tanto para download, quanto para upload. Na prática, tem ficado com taxas de transmissão em torno de 200 a 300 kbps.
+ HSDPA: (High Speed Downlink Packet Access) com base no WCDMA, prioriza os downloads, chegando à velocidades de até 7,2 Mbps para downloads e até 384 Kbps nos uploads. Em uso Prático, constata-se taxas variando de 400 a 700 kbps.
+ HSUPA: (High-Speed Uplink Packet Access) Complementando o HPDPA, permite uma velocidade ainda maior para uploads, chegando à 5,8 Mbps nos uploads e ainda mantendo os 7,2 Mbps para downloads.
+ HSPA (High-Speed Packet Access) Evolução dos HSDPA e HSUPA, permitirá velocidades de até 40 Mbps para downloads e 10 Mbps uploads, o que tenderá à tornar o uso de VOIP algo corriqueiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip