Quatro Rodas C320 acha fácil o caminho

Marco Aurélio Zanni, de INFO Online

6 de maio de 2009


Entre os recursos mais legais dos navegadores do Guia Quatro Rodas estão a recepção de informações de trânsito em tempo real e o Bluetooth, que serve para você fazer telefonemas pelo celular usando a tela do GPS. Mas para quem deseja apenas ser guiado por um co-piloto virtual com telona de 4,3 polegadas, o modelo intermediário C320 resolve o assunto muito bem. Seu destaque é o conteúdo, pois junto com o aparelho vem uma lista com quase 40 mil endereços fornecidos pelas revistas da Editora Abril, de hospitais a cinemas.

Em sua função principal, a navegação, o C320 não decepciona. Ao contrário dos equipamentos mais simples, ele encontra os satélites em poucos segundos e mantém o sinal em alta durante todo o percurso. Também vale ressaltar sua precisão na marcação de distância, fazendo com que o locutor nunca se atrase na hora de indicar uma curva. Ele só erra as contas mesmo na velocidade, aí acaba enchendo o saco de tanto mandar o motorista pisar no freio, mesmo quando ele não está acima da velocidade permitida.

Nos comandos de voz, a fala do narrador é clara e objetiva, emitindo informações completas, do tipo “mantenha-se à direita e, depois, entre na segunda à esquerda”. Como todos os navegadores, ele também cometeu algumas falhas em nossos testes. Mandou fazer uma conversão proibida e indicou retornos inexistentes, por exemplo. Para piorar, o aparelho não foi dos mais rápidos no recálculo quando erramos o trajeto. Seria interessante acrescentar ao aplicativo a função text-to-speech, que lê os nomes das ruas e vai indicando em tempo real.


Menus bonitinhos, mas confusos

O software usado pelo C320 é uma versão modificada do Destinator 7, com visual bacana. Ele é bem melhor que a versão anterior, mas ainda não está uma maravilha. É difícil encontrar alguns ajustes finos, como a opção para evitar vias pedagiadas. Os desenvolvedores de programas para GPS poderiam investir mais para melhorar a disposição dos comandos, principalmente porque não é legal ficar um tempão na rua tentando configurar um caminho.

Quanto aos mapas, não há muitas reclamações. O visual é caprichado, com separação de ruas e praças por cores. Porém, como a fonte usada para escrever os nomes das ruas é muito grande, a tela acaba mostrando poucas informações. Outra limitação do mapa é não permitir ao motorista arrastar o software com os dedos enquanto navega. Por esse motivo, o equipamento não é uma das melhores opções para quem gosta de planejar a rota em casa cuidadosamente, alterando o percurso a cada curva.

Um destaque do C320 é o design elegante, com carcaça preta e fina, fugindo do típico modelo gordinho dos navegadores. Mas legal mesmo é o suporte para grudar o GPS no vidro do carro. Ele não deixa o aparelho tremer e possui uma entrada USB para carregar a bateria. E é bom não esquecer o cabinho que liga o equipamento ao acendedor de cigarros. Isso porque a bateria durou apenas 137 minutos em nossos testes.

>> Tire dúvidas e discuta sobre GPS no Fórum INFO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip