Vá de iPhone a Android com uma app só


9 de junho de 2009

Com tantas linguagens de programação, plataformas e dispositivos diferentes no mercado, escolher uma só para se concentrar pode ser um desafio e tanto.

Só na arena móvel, dois fortes concorrentes disputam a atenção dos programadores: de um lado o iPhone, de outro o Android.

Enquanto o iPhone já contabiliza mais de 40 milhões de usuários à disposição dos desenvolvedores criativos – que por outro lado terão que achar seu espaço em universo de mais de 50 mil aplicativos já disponíveis –, de outro o Android, que vinha avançando mais lentamente, promete decolar este ano, avançando além do terreno dos smartphones e estreando em netbooks de fabricantes de peso.

Mas a especialista em desenvolvimento em código aberto Appcelerator promete facilitar a vida dos desenvolvedores com uma ferramenta que permitirá aplicativos para o iPhone e para o Android em uma tacada só.

Trata-se do novo módulo voltado a aplicativos móveis da plataforma Titanium, que permite criar aplicativos ricos não só para dispositivos móveis, mas também para desktop e para a internet.

Com a tecnologia, desenvolvedores que não tenham conhecimentos em Objective-C ou Java – linguagens usadas para o desenvolvimento em Android e iPhone – podem criar aplicativos lançando mão das suas habilidades em JavaScript, HTML ou CSS. A plataforma garante que os aplicativos funcionarão nativamente no ambiente desejado.

O componente móvel da solução estreia em versão beta nesta terça-feira (09/06), durante a WWDC. Por enquanto, os testes serão limitados – é preciso seinscrever para participar.

Já a versão para desktop da plataforma é distribuída gratuitamente sob licença Apache Public License v2 e pode ser baixada no site da Appcelerator.

Embora a Titanium seja gratuita, a companhia planeja faturar oferecendo serviços de teste e análise dos aplicativos criados na plataforma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip