BlackBerry Curve 8900 ficou mais descolado


Smartphone RIM emagreceu e ganhou em diversão, mas não perdeu a classe




BlackBerry Curve 8900 BlackBerry Curve 8900 BlackBerry Curve 8900 BlackBerry Curve 8900 BlackBerry Curve 8900

BlackBerry Curve 8900
  • RIM
    Pesquisa INFO de Marcas - Reputação: Ruim
  • Prós: Ótimo sistema de e-mail, design fininho e integração com Facebook e Flickr
  • Contras: Não navega na internet por 3G e edita documentos do Office apenas por um mês
  • Conclusão: Smartphone compacto para o trabalho, com design elegante e ótimo sistema de e-mails
  • Avaliação técnica: 7,6
  • Preço: 999 reais
Preço no plano Vivo Escolha 90

Ficha técnica
  • GSM/EDGE > BlackBerry OS 4.6 > 512 MHz > 128/256/1 024 (RAM/ROM/microSD) > Tela de 2,4’’ > 3,2 MP > Wi-Fi > GPS > 111 g > Duração da bateria: 416 minutos
Se você é um executivo que usa osmartphone para trabalhar, duas coisas podem te impedir de gostar de um BlackBerry Bold: o preço e o estilo gordinho, com direito ao acabamento com um pedaço de couro tão grosseiro quanto banco de Fusca. Foi pensando em gente mais descolada e menos endinheirada que a RIM fez oBlackBerry Curve 8900, um aparelho meio centímetro mais fino e quase mil reais mais barato. Por 999 reais, o celularentrega os mesmos recursos de produtividade, tem mais opções para diversão e suporta conexões wireless, embora não seja 3G.

As maiores diferenças entre Bolde Curve 8900 estão no hardware. O irmão mais modesto vem com processador de 512 MHz, em vez de 624 MHz. A memória interna também cai de 1 GB para 256 MB – ou seja, o usuário tem de se virar apenas com o cartão microSD de 1 GB. E, para ficar mais enxuto, o aparelho também perdeu 0,2 polegada na tela, que aqui tem 2,4 polegadas. Após o regime de emagrecimento, o smartphone com QWERTY mais fino da marca reduziu sua espessura para 1,2 centímetro, enquanto o irmão mais velho tem 1,8 centímetro.

A parte boa é que o encolhimento do celular não prejudicou o conforto do usuário na hora de teclar. Durante os testes do INFOLAB, conseguimos digitar com os dois polegares sem problemas. No software, a única diferença importante entre Bold eCurve 8900 é que o novo modelo vem com uma versão de testes para o leitor de arquivos do Office. Com a limitação, você consegue editar textos, planilhas e apresentações apenas por um mês. Depois desse período, é necessário comprar o software. Felizmente, esse BlackBerry mantém os menus intuitivos e o imbatível sistema de e-mails. Basta digitar seu endereço eletrônico que o aparelho busca as configurações automaticamente.BlackBerry Curve 8900

Pra falar mais tempo

Uma evolução importante, para usuários corporativos ou não, está na autonomia do aparelho. Sua bateria aguentou 416 minutos durante chamadas de voz, enquanto o Bold ficou ligado por 391 minutos. Talvez seja consequência da tela um pouco menor. Isso não quer dizer que o desempenho dele foi impressionante. Um Nokia E71, por exemplo, trabalhou por 694 minutos aqui no INFOLAB. O teste não leva em consideração o funcionamento do modelo com reprodução de áudio ou vídeo, mas apenas chamadas de voz. Veja, no gráfico abaixo, como alguns concorrentes dosmartphone se saíram:



Duração da bateria (em minutos)
Barras maiores indicam melhor desempenho em chamadas

Nokia E71
694

RIM BlackBerry Curve 8900
416

RIM BlackBerry Bold 9000
391

Palm Treo Pro
377

BlackBerry também é diversão



Para abraçar também o consumidor final, e não apenas os usuários corporativos, o Curve8900 ganhou alguns recursos de entretenimento. A câmera dele possui 3,2 megapixels, enquanto a do Bold é de 2 MP. Ela tem ainda algumas funções interessantes, como flash embutido, foco automático e estabilizador de imagem, que garante fotos menos tremidas. Outra coisa legal é o geotagging: ao dar um clique, o smartphoneutiliza o GPS para armazenar as coordenadas do local onde você está. Para completar, o aparelho tem acesso direto ao Facebook e ao Flickr, permitindo o envio de fotos pela internet com alguns comandos.

A interface para o controle de músicas não teve modificações, assim como as conexões. O modelo suporta Bluetooth com o padrão A2DP (ou seja, aceita fones sem fio e consegue enviar e receber arquivos). Outro ponto positivo é a entrada para fones comuns, no formato P2. Embora tenha GPS, o Curve 8900 não possui um software de navegação. Ou seja, se você quiser orientações em tempo real, precisa comprar um programa com mapas das cidades brasileiras. Veja abaixo mais especificações do aparelho, no manual em PDF:

Smartphone RIM Blackberry Curve 8900 - Manual

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip