Celular com Android custará até 25% menos que iPhone no Brasil

Modelo U8220, da fabricante chinesa Huawei, chegará às prateleiras em novembro, a tempo das promoções de Natal.

O primeiro celular com o Android, sistema operacional do Google, produzido pela fabricante de equipamentos de telecomunicações Huawei, chegará ao Brasil com preço entre 20% e 25% menor que o valor do iPhone. Segundo o diretor de terminais da empresa, Luis Paulo B. Fonseca, o preço final do aparelho dependerá da estratégia de subsídio e de lançamento de cada operadora.

O modelo que chegará ao País é o U8220, cujo nome comercial ainda está em fase de definição. A estratégia das operadoras é ter o aparelho nas prateleiras em novembro, a tempo das campanhas de Natal, afirma o executivo.

De acordo com Fonseca, a Huawei já deu início ao processo de homologação do aparelho junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a estimativa é que a análise seja concluída em dois meses. Em paralelo, a fabricante trabalha para embarcar o pacote de aplicativos do Google, em português, no celular.

Em fevereiro, a Huawei e a operadora TIM anunciaram um acordo para trazer aparelhos com Android ao Brasil. Apesar disso, Fonseca diz que a parceria não significa que a empresa italiana terá exclusividade na venda do U8220 no País. Pelo contrário, a fabricante chinesa está discutindo com outras operadoras sobre o aparelho. "A TIM, com certeza, está na frente, mas não terá exclusividade", afirma.

Celulares com recursos mais sofisticados, chamados high end, explica Fonseca, não são aparelhos de mercado de massa - costumam vender entre 10 mil e 15 mil unidades por mês. Por isso, a estratégia da Huawei será tentar comercializar o modelo com Android por mais de um canal, em uma tentativa de ganhar escala.

Fonseca diz que não é possível estimar o volume de vendas do modelo, porque "tudo dependerá do esforço de marketing que as operadoras farão em relação ao aparelho". Em 2010, a Huawei pretende lançar outros dois ou três modelos com o sistema operacional do Google no mercado nacional, mas ambos serão destinados a um público menos sofisticado que o foco do primeiro celular a chegar no País.

O U8220 tem tela sensível ao toque de 3,5 polegadas, sistema de posicionamento geográfico via satélite, recurso de troca de arquivos bluetooth, e as tecnologias de transmissão de dados High Speed Packet Access (HSPA) e High Speed Downlink Packet Access (HSDPA), que garantem alta velocidade no download e no upload.

A Huawei lançou seus dois primeiros celulares com Android em fevereiro, durante o congresso de mobilidade 3GSM. Os modelos apresentados na feira são o C8000 e o U8230.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip