Nova gigante dos mapas desafia TomTom
Reuters Mulher exibe GPS da TomTom: parceria da AND com uma companhia chinesa e outra japonesa deve ser concluída dentro de dois anos.
AMSTERDÃ - Três companhias de mapeamento digital pretendem formar uma parceria para desafiar a Tele Atlas, da TomTom, e a Navteq, da Nokia.
A parceria da AND com uma companhia chinesa e outra japonesa deve ser concluída dentro de dois anos, segundo Maarten Oldenhof, CEO da holandesa AND, após retornar da China, onde aconteceram as negociações.
"A meta final deve ser construir uma companhia global de mapeamento", afirmou Oldenhof. Ele se recusou a identificar as outras empresas envolvidas no projeto, mas garantiu que são grandes participantes do setor.
A AND, que tem capitalização de mercado de cerca de 27 milhões de euros (38,4 milhões de dólares), frente a 1,8 bilhão de euros da TomTom, é uma das poucas mapeadoras digitais independentes que restaram.
A TomTom comprou a Tele Atlas por 2,9 bilhões de euros, enquanto a Nokia pagou 5,3 bilhões pela Navteq no ano passado.
Se a parceria significará o final da AND como companhia de capital aberto ainda não é certo, acrescentou Oldenhof: "No momento, estamos analisando como a AND pode se beneficiar na atual forma."
O analista da SNS Securities Martijn den Drijver espera que o impacto de tal parceria sobre a Navteq e a Tele Atlas seja limitado.
"Os clientes provavelmente continuarão com a Navteq e a Tele Atlas por causa da qualidade, consistência e inovação, mas podem usar a parceria para obter preços mais baixos. Isso, contudo, se aplica somente ao mercado de internet e smartphones", comentou.
Reuters
AMSTERDÃ - Três companhias de mapeamento digital pretendem formar uma parceria para desafiar a Tele Atlas, da TomTom, e a Navteq, da Nokia.
A parceria da AND com uma companhia chinesa e outra japonesa deve ser concluída dentro de dois anos, segundo Maarten Oldenhof, CEO da holandesa AND, após retornar da China, onde aconteceram as negociações.
"A meta final deve ser construir uma companhia global de mapeamento", afirmou Oldenhof. Ele se recusou a identificar as outras empresas envolvidas no projeto, mas garantiu que são grandes participantes do setor.
A AND, que tem capitalização de mercado de cerca de 27 milhões de euros (38,4 milhões de dólares), frente a 1,8 bilhão de euros da TomTom, é uma das poucas mapeadoras digitais independentes que restaram.
A TomTom comprou a Tele Atlas por 2,9 bilhões de euros, enquanto a Nokia pagou 5,3 bilhões pela Navteq no ano passado.
Se a parceria significará o final da AND como companhia de capital aberto ainda não é certo, acrescentou Oldenhof: "No momento, estamos analisando como a AND pode se beneficiar na atual forma."
O analista da SNS Securities Martijn den Drijver espera que o impacto de tal parceria sobre a Navteq e a Tele Atlas seja limitado.
"Os clientes provavelmente continuarão com a Navteq e a Tele Atlas por causa da qualidade, consistência e inovação, mas podem usar a parceria para obter preços mais baixos. Isso, contudo, se aplica somente ao mercado de internet e smartphones", comentou.
Comentários