ZTE S302 (um celular para a melhor idade)


ZTE_S302_intro

Num segmento de mercado onde os fabricantes arrancam os cabelos para descobrir e oferecer todo tipo de recurso ou serviço para o consumidor final — incluindo alguns que você nunca pensou que precisava — o telefone celular S302 da ZTE vai contra a corrente, apostando num produto simples e fácil de usar, até mesmo para aqueles que não curtem tecnologia.

ZTE_S302_overview_2_small

Não maior que um maço de cigarros — 5 x 10,5 x 1,5 cm (LxAxP) e 79 gramas de peso — o S302 (esquerda) é um celular GSM cujo visual lembra muito uma calculadora de bolso, com seu visual barrinha (ou "candy bar"), pequeno visor LCD monocromático e teclas grandes. Um desenho totalmente oposto ao adotado por exemplo, pela Nokia no seu N82 (à direita), que sacrificou o espaço do teclado em favor de uma tela maior.

ZTE_S302_compared_small

No caso do S302, a falta de uma tela maior não faz muita diferença, já que seu público alvo é o chamado pessoal da melhor idade que, na maioria dos casos, querem ter um telefone celular apenas para ligar para os parentes e amigos e – no máximo – eniar um SMS e olha lá. Nada de câmera digital, GPS, 3G, sensor de movimento, acesso à internet e outros modernismos.

Tudo no ZTE foi pensado na facilidade de uso: suas teclas espaçosas com números grandes facilitam a digitação de dados e sua teclas de navegação só sobe e desce. A tecla verde chama, atende e confirma opções e a vermelha encerra, cancela opções e liga/desliga o aparelho. Mais simples, impossível.

Eu particularmente gostei do uso de cores berrantes como o laranja (também usado no fundo iluminado do LCD) que combina bem com o branco, proporcionando assim um visual bastante alegre para o produto, o que também pode agardar a outros públicos, em especial o feminino e as crianças. Para os mais conservadores, a ZTE também oferece o mesmo produto na cor preta.

zte_s302_black

Seu visor LCD monocromático de 1,6 polegadas tem resolução nativa de 128 x 48 pixels, o que permite apresentar gráficos simples e alguns malabarismos visuais bem bolados. Por exemplo, a na hora de digitar o número do telefone o último dígito cresce na tela para o usuário ter certeza do que está fazendo:

ZTE_S302_LCD_discar

Outra sacada interessante desse teclado é a presença de duas "carinhas" (uma feminina e outra masculina). Segundo a ZTE, elas fazem parte da função de discagem rápida, só que, além de ligar para o número da tecla 1 ou da tecla 3. Cria se uma nova correlação do tipo "pressione aqui [*] para ligar para sua filha/nora/mãe ou pressione aqui [#] para ligar para seu filho/genro/pai/aquele nerd de óculos que manja tudo de computador etc." Simples e criativo.

ZTE_S302_teclado_caras

E em vez de depender apenas de menus de rolagem ou alguma combinação cabalística de teclas, as funções mais usadas do S302 estão disponíveis na forma de simples teclas e chaves localizadas nas laterais do aparelho. Por exemplo, na lateral esquerda encontramos o controle de volume e o controle de saída de som do seu rádio FM, cuja programação pode ser ouvida tanto pela sua saída de fone de ouvido quanto pelo seu alto-falante embutido, funcionando assim como um radinho de pilha. Isso é possível porque ele vem com uma antena interna para FM.

ZTE_S302_lateral_esquerda

Do outro lado vemos a trava do teclado e um botão que acende um LED branco na parte de cima do celular e que pode ser usado como umalanterna de emergência.

ZTE_S302_lateral_direita

Finalmente, na sua base ficam a entrada do carregador (curiosamente no mesmo formato do carregador da Nokia, mas não sei se é compatível) e a entrada de fone de ouvido estéreo padrão de 3,5 polegadas. O furinho à direita é a entrada do microfone.

ZTE_S302_lateral_base

De todos os recursos oferecidos pelo S302, com certeza o mais interessante (para não dizer o mais original) é um grande botão vermelho para pedir socorro na parte de trás do celular e que pode (e deve) ser usado em situações de emergência.

ZTE_S302_botao_SOS

Ao pressionar esse botão, o S302 entra num "modo de emergência", emitindo um som bem alto (tipo alarme de carro) para tentar chamar a atenção de alguém nas proximidades. Ao mesmo tempo, o celular envia um SMS com um pedido de socorro para até cinco telefones pré-definidos pelo usuário como médico, hospital, parentes próximos etc. E feito isso, ele começa a ligar para cada um desses números em sequência e continuamente até que um deles atenda a chamada e um diálogo possa ser estabelecida com o usuário pelo seu sistema de viva-voz.

Para quem quiser ver esse recurso em ação, fizemos um vídeo poublicado em um post anterior.

Também na parte de trás fica o compartimento da bateria de 950 mAh e o slot para o cartão SIM. Como o LCD do S302 não consome muita energia, a empresa estima sua  autonomia em torno de dez dias em stand-by. Nada mal para aquelas pessoas que usam pouco o celular e costumam deixá-lo esquecido na estante da sala ou no fundo da bolsa.

ZTE_S302_bateria

Internamente o S302 ainda conta com sistema de viva-voz, histórico de chamadas, alarme/despertador, calculadora, lembrete de aniversário, informações de chamadas, modo silencioso, gerenciador de mensagens, agenda telefônica, discagem rápida, travamento por senha etc. Sua memória interna é capaz de armazenar até 100 números. Como o aparelho não dispõe de slot para cartão de memória ou porta USB para transferir dados, o ideal é que os números fiquem guardados no seu cartão SIM.

ZTE_S302_ligar_para

O protótipo analisado já veio com a interface em português,  mas por ainda estar no processo de tropicalização, algumas mensagens do display ainda precisam de uma boa revisão. Por exemplo, ao ligar o carregador no celular a mensagem "Tarifação Início" ( tradução literal de "start charging"?) surge na tela.

ZTE_S302_LCD_tarifacao

E ao remover o plug do carregador…

ZTE_S302_LCD_tarifacao_remover

Isso sem falar do modo de pesquisa de nomes, onde o termo Back ("voltar" ) virou literalmente parte de trás ou dorso:

ZTE_S302_LCD_dorso

Já o suporte para digitar mensagens em português fucionou sem problemas.

Segundo a ZTE, o Brasil está sendo o terceiro país a receber esse produto depois da Argentina e Portugal. Como a empresa ainda está negociando com as operadoras locais, ainda não existe um preço definido ou previsão de quando ele chegue ao mercado. Por se tratar de um produto de características únicas, algumas operadoras estudam estratégias diferenciadas para colocar esse produto no mercado. Uma idéia seria incluir o S302 num pacote "familiar" onde além dos pais e os filhos, o vovô e a vovó poderiam ter seu próprio celular.

Zumo Informa:

A questão do preço

Desde que o produto foi mostrado para o mercado, uma pergunta que ainda está no ar é a questão do preço. Como fabricante, a ZTE não tem condições de definir um preço sugerido para o usuário final  já que isso seria responsabilidade das operadoras ou revendas. Fato é que o hardware do S302 é bastante simples, de modo que ele não existem motivos para ele ser um produto muito caro. De qualquer modo, fontes ouvidas por esse Zumo especulam que seu preço final não deveria ultrapassar os R$ 150.

Veremos…

Depois de passar algum tempo com o S302, eu me lembrei do bom e velhoDieter Rams — designer industrial extraordinário da Braun entre os anos 1960 ~ 1990 — que já desenhou um pouco de tudo na sua carreia: cafeteiras, isqueiros, espremedor de frutas, aparelhos de som e  calculadoras e ainda influenciou outros profissionais como  Jonathan Ive,da Apple que desenhou produtos como o iMac, iPod, e o iPhone.

E o que tem a ver uma coisa com a outra? Dieter formulou algumas regras que, na sua opinião, são primordiais na elaboração de um bom desenho de produto:

  • Um bom desenho é inovador.
  • Um bom desenho torna um produto útil.
  • Um bom desenho traz a percepção de beleza.
  • Um bom desenho nos ajuda e entender um produto.
  • Um bom desenho é acessível.
  • Um bom desenho é honesto.
  • Um bom desenho é durável.
  • Um bom desenho é consequente até o último detalhe.
  • Um bom desenho se preocupa com o meio ambiente.
  • Um bom desenho é o menos desenho possível.

Sob esse ponto de vista, posso dizer que o S302 atende bem as idéias do desinger alemão, em especial nos quesitos que um bom produto precisa ser simples, prático, simpático e intuitivo. E para mim a prova de fogo foi quando mostrei esse celular para diversas pessoas — inclusive aqueles da melhor idade — cuja a reação foi quase sempre a mesma, ou seja, algo como:

"Gostei! Onde compro isso?"


logo-zumoindica

Resumo: ZTE S302

O que é isso? Celular GSM voltado para idosos.
O que é legal? Fortemente voltado para facilidade de uso, botão de emergência é um recurso inédito e bem pensado.
O que é imoral? É um produto relativamente simples. Não sincroniza dados com o PC.
O que mais? Também disponivel na cor preta.
Avaliação: 8,5 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: depende da operadora/revenda.
Onde encontrar: ZTE do Brasil, (21) 2107-9650 /wwwen.zte.com.cn/en/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip