fusões e incorporações

Vivendi pode comprar a GVT por quase US$ 3 bilhões

    Empresa francesa de telecomunicações e conteúdo pretende comprar 100% da operadora de telefonia brasileira por 5,4 bilhões de reais.

A Vivendi, empresa francesa de telecomunicações e conteúdo, pretende comprar a operadora de telefonia brasileira GVT por quase 3 bilhões de dólares. Para comprar 100% da GVT, a Vivendi vai desembolsar 5,4 bilhões de reais – ou 2,95 bilhões de dólares. As empresas anunciaram o acordo na terça-feira (8/9) à noite e a companhia francesa condicionou a concretização do acordo com a venda de, no mínimo, 51% das ações da GVT.

Atualmente, a GVT tem 2,3 milhões de assinantes e oferece serviços de telefonia, banda larga e voz sobre IP. No ano fiscal encerrado em 30 de junho de 2009, a empresa registrou faturamento de cerca de 800 milhões de dólares e cresceu mais de 30% entre 2006 e 2008.

Com a aquisição, a Vivendi pretende expandir os serviços oferecidos pela GVT, como IPTV (televisão via protocolo de internet). Outro ponto importante é que a empresa francesa amplia sua atuação no Brasil.

Por meio de comunicado, a GVT informou que o lançamento da oferta pública está condicionada às seguintes condições, entre outras, a serem completadas até 16 de outubro de 2009: diligência legal confirmatória e aprovação da oferta pelos conselhos da Vivendi.

O acordo ainda depende de aprovação da diretoria e dos acionistas da GVT, além dos órgãos responsáveis por regulamentar a competição no Brasil, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Essas aprovações devem ser feitas antes do fim de 2009.

Como consequência do acordo preliminar, a oferta pública de ações da GVT, anunciada no dia 19 de agosto de 2009 está cancelada.

Com o anúncio da negociação, as ações da GVT na Bovespa (GVTT3) apresentaram uma valorização de 16,11% até as 11h47 desta quarta-feira. A ação da operadora está cotada a 42,10 reais.

Procurada pela reportagem do IDG Now!, a GVT informa que não se pronunciará sobre o assunto, além das informações transmitidas em seu comunicado.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip