O mistério do Windows Mobile 7 alfa


Windows Mobile: a versão 7 só deve chegar em 2010, mas é provável que ela já exista num estágio primitivo

Há indícios de que uma versão alfa do futuro sistema operacional para celulares da Microsoft já esteja em teste nos porões de Redmond.

Várias pistas sobre o Windows Mobile 7 podem ser encontradas na rede de relacionamento LinkedIn. O pioneiro nesse tipo de garimpo parece ter sido o blogueiro Stephen, do site UX Evangelist. Ele percebeu que, em seus perfis profissionais, vários usuários do LinkedIn referem-se ao Windows Mobile 7. Nas entrelinhas, fornecem dicas sobre recursos que estariam em desenvolvimento ou em teste. Muitos deles são coisas básicas, com drivers para Wi-Fi e Bluetooth. Recursos como acelerômetro e bússola também comparecem. E há quem mencione testes com chips específicos, como a plataforma Caesar (OMAP3430), da Texas Instruments.

Ler esses textos dispersos no LinkedIn é como dar uma espiada pelo buraco da fechadura da Microsoft e perceber a movimentação em torno do Windows Mobile 7. Aparentemente, já existe uma versão alfa do sistema operacional sendo testada. Na verdade, isso não surpreende muito. Depois que o Windows Mobile 6.5 ficou pronto, pode-se supor que a área que cuida desse produto na Microsoft esteja concentrando esforços na próxima versão. E o Windows Mobile 7 vem sendo comentado há tanto tempo que algo já deve ter sido concluído.

O problema é que isso não garante que o sistema operacional vai ficar pronto logo e muito menos que vai ficar realmente bom. Todos conhecemos a história do Longhorn, que depois passou a se chamar Windows Vista. Foram cerca de seis anos de desenvolvimento e várias idas e vindas. E o produto final está longe de ter aceitação unânime. Resta esperar que o Windows Mobile 7 não tenha o mesmo destino. Rumores que têm circulado na internet indicam que ele poderá ser concluído em abril de 2010. Para a Microsoft, pode ser questão de vida ou morte no mercado de celulares. Como já mencionei neste blog, a empresa vem perdendo participação nesse mercado continuamente há anos. Quanto mais o tempo passa, mais difícil fica recuperar a perda.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip