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Anatel dá aprovação prévia à venda da GVT

Conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações aprova pedido e abre caminho para negócio da operadora com Telefônica ou Vivendi.


O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (13/11) o pedido de anuência prévia da GVT para a mudança de controle acionário da operadora.

A GVT está sob a mira da Telefônica e do grupo francês Vivendi. No entanto, a empresa espanhola oferece 50,50 reais por ação da operadora, valor 8,50 reais superior ao preço apresentado pela Vivendi. O aval da agência vale para a concretização do negócio com qualquer das duas empresas.

No caso da Vivendi, a Anatel não estabeleceu condicionamentos, pois o grupo daria início a suas operações no mercado brasileiro. Já para a Telefônica, a agência determinou diversas condições com objetivo de garantir competição e impedir a concentração econômica do mercado. Uma das exigências é que a Telefônica deverá manter a neutralidade de sua rede.

Além disso, as duas operadoras terão de manter estruturas administrativas, operacionais, funcionais e comerciais independentes, bem como manter o nível de emprego. As duas empresas devem operar de forma separada, contábil e financeiramente, preservando a marca GVT por cinco anos. Após 24 meses da conclusão do negócio, as operadoras poderão solicitar a reavaliação desta exigência.

Outro aspecto é que as duas companhias terão de apresentar à agência, em seis meses, uma proposta para eliminar a sobreposição de outorgas do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) e devolver Códigos de Seleção de Prestadora (CSP). Isso deverá ser implementado 18 meses depois da concretização da operação.

A Anatel também exige que a Telefônica realize investimentos anuais em pesquisa e desenvolvimento correspondentes a até 100% do total recolhido ao Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL). Metade deste valor deverá ser aplicada incondicionalmente, os outros 50% estão condicionados à liberação proporcional pelo governo. A relação completa das condições impostas pela agência está disponíveis no site da Anatel.

Nesta quarta-feira, a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp) entregou uma carta ao presidente da Anatel, Ronaldo Sardemberg, dizendo que não seria prudente a Anatel concordar antecipadamente com a compra da GVT sem analisar o impacto do negócio à concorrência.

O Ministério Público Federal em São Paulo também demonstrou preocupação em relação à aquisição e abriu uma audiência pública sobre a compra da GVT pela Telefônica. Qualquer pessoa pode enviar sua contribuição até as 16h da próxima terça-feira (17/11), para o endereço eletrônico consultapublica_mssa@prsp.mpf.gov.br; ou por carta para o endereço: Rua Peixoto Gomide, 768, São Paulo-SP, CEP 01409-904, com o assunto "consulta pública procedimento 1.34.001.004256/2009-99" no envelope.

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Dê olho na receita, Samsung anuncia loja de aplicados para 2010

Empresa quer ficar com parte do dinheiro gerado e que vai parar nas mãos de quem vende os aplicativos usados nos celulares que ela fabrica.

A Samsung apresentou seu novo sistema operacional Bada, direcionado a seus mais recentes smartphones. Mas, com tantas plataformas disponíveis - iPhone OS, Windows Mobile, Symbian e Android - será que o mercado realmente precisa de uma?

Segundo a Samsung, a partir de 2010, smartphones da marca trarão o Bada, mesma época em que deve começar a funcionar uma loja de aplicativos online, para poder competir com as plataformas Apple e Google.

O sucesso das lojas de aplicativos - o exemplo mais notável desta estratégia é a App Store da Apple e seus mais de 100 mil aplicativos - tem levado muitas empresas a partirem por iniciativas próprias, como forma de reterem elas mesmas, uma parte dessa receita. E a Samsung está vai por esse caminho com a introdução do Bada em seus equipamentos.

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Microsoft reforça segurança para venda de aplicativos Windows Mobile

Programas comprados via Marketplace poderão ter chaves de licença; site agora permite escolha e pagamento a partir de qualquer PC.

A Microsoft introduziu algumas atualizações em seu Windows Mobile Marketplace, incluindo uma nova loja online que pode ser visitada a partir de PCs, e avanços em sua tecnologia antipirataria. Mas ainda não está claro, para os desenvolvedores, como essas melhorias na segurança vão funcionar.

As atualizações antipirataria foram a resposta da Microsoft às preocupações dos desenvolvedores com a possibilidade de compartilhamento ilegal de aplicações entre consumidores.

Em outubro último, no mesmo dia em que a Microsoft anunciou o Marketplace, um desenvolvedor disse ter encontrado rapidamente um meio de burlar o mecanismo básico de segurança implementado pela empresa.

Dessa forma, ele poderia facilmente distribuir suas aplicações para qualquer um.

Chave anticópia
Na quarta-feira (11/11), a Microsoft passou a oferecer aos desenvolvedores uma proteção antipirataria mais sofisticada, que usa chaves de licença (license keys).

Fica a cargo dos desenvolvedores a escolha entre o mecanismo de chaves de licença e o original, mais simples.

"A ampla maioria dos usuários do Windows Marketplace não têm interesse em compartilhar aplicações ilegalmente", ressaltou a Microsoft, em um documento técnico sobre a nova tecnologia.

Discussões preliminares no fórum do Windows Marketplace revelam que alguns desenvolvedores ainda não entenderam bem como poderão usar esses novos procedimentos de segurança.

O risco de pirataria foi um dos motivos de reclamação de quem desenvolve aplicativos para o Marketplace desde que a loja foi inaugurada, há cerca de um mês.

Isso põe os desenvolvedores para Windows Mobile na mesma situação que os de outras plataformas móveis, como iPhone e Android, que também têm muitas reclamações sobre o modo como essas lojas funcionam.

A popularidade de tais lojas é relativamente recente, e todas as empresas que estão por trás delas continuam trabalhando para descobrir qual o melhor modo de operá-las.

Do PC ao celular
Em complemento às novas medidas antipirataria, a Microsoft também dispôs de um acesso ao Marketplace que qualquer um, a partir de um PC comum, pode conhecer.

"Tivemos um ótimo retorno sobre a experiência de uso do Marketplace em smartphones Windows, mas algumas vezes as pessoas preferiam ter também o benefício de usar um PC", declarou Todd Brix, diretor sênior de Serviços móveis e gerenciamento de projetos para desenvolvedores da Microsoft, em um post de blog sobre os updates.

Nessa loja, os usuários de celulares com Windows podem escolher e pagar por suas aplicações. No fim da transação, a aplicação será enviada diretamente ao celular, sem que seja preciso conectar o telefone ao PC para transferi-la.

Desde que foi lançada, a loja ganhou pouco mais de 100 novas aplicações. De acordo com o novo site, ela tem agora 368 aplicações disponíveis.

De acordo com a Microsoft, existem 18 mil aplicações disponíveis para usuáros de Windows Mobile, mas parece que os desenvolvedores desses programas não estão muito ansiosos para vendê-los via Marketplace.

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Vendas de smartphone crescem 13% no trimestre

Segundo o Gartner, a Nokia continua na liderança, com 39% de participação, mas perdeu mercado; RIM e Apple ampliaram o market share, com o iPhone vendendo 50% a mais

O mercado de celulares ficou praticamente estável no terceiro trimestre do ano, segundo dados que acabam de ser divulgados pelo Gartner, com vendas de 309 milhões de unidades (apenas 0,1% acima do registrado em 2008). Já o filão dos smartphones apresentou crescimento de 13%, com 41 milhões de aparelhos comercializados.

A Nokia continua liderando o mercado geral de celulares, mas perdeu participação, caindo de 38,3% para 36,7%, com 113,4 milhões de unidades vendidas. A Samsung aparece em segundo lugar, com 60 milhões de aparelhos e crescimento de market share de 17,1% para 19,6%.

Na área dos smartphones, a Nokia também perdeu terreno, ficando com 39%, seu resultado mais baixo até agora. No mesmo período do ano passado, a empresa da Finlândia tinha 42,3% de participação. Já a RIM, com o BlackBerry atingiu 20%, seu melhor resultado até agora. E o iPhone responde por 17,1% do mercado, com crescimento de 50% nas vendas.

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RIM lança novos serviços para BlackBerry

Desenvolvedores poderão integrar publicidade, pagamentos e localização a seus aplicativos.

A Research In Motion (RIM) acaba de lançar uma série de serviços para desenvolvedores de aplicações móveis. O anúncio foi feito durante a BlackBerry Developer Conference, que começou ontem (9/11) em São Francisco (EUA) e termina na quinta-feira (12/11). Os serviços permitem integrar novas funções de localização, pagamento online, publicidade e entrega de conteúdo aos aplicativos para BlackBerry.

Com o BlackBerry Advertising Service, as aplicações poderão exibir anúncios e gerar receita extra para os desenvolvedores. Já o BlackBerry Payment Service vai permitir a venda de conteúdo digital de várias formas, seja como assinatura mensal ou anual ou como acesso a níveis superiores, no caso de games. O Push Service, que antes era restrito a membros do programa de alianças da empresa, será oferecido a todos os desenvolvedores registrados no primeiro semestre de 2010. Com ele, será possível enviar alertas e dados para terminais BlackBerry, de forma automática.

Localização
Entre os novos serviços de localização oferecidos pela RIM estão o Cell Site Geolocation, que é o posicionamento por triangulação de torres de celular (em alternativa ao GPS). Outra novidade é o Reverse Geocoding, uma API para exploração do recurso de geolocalização reversa (obtenção de um endereço a partir de suas coordenadas). Além disso, o serviço Time Travel permite estimar o tempo de uma viagem, com base em dados como distância, limites de velocidade e condições de trânsito.

Os serviços Advertising, Time Travel e Cell Site Geolocation estarão disponíveis no primeiro semestre de 2010. O Reverse Geocoding está disponível atualmente em beta, como parte do kit para Java. O kit do Payment Service, por sua vez, estará disponível no decorrer de 2010.

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Proteja o iPhone desbloqueado dos novos vírus

Pragas virtuais têm como alvo aparelhos nos quais os usuários realizaram o jailbreak. Saiba como alterar a senha de root de seu smartphone e evitar a contaminação

Se você tem um iPhone desbloqueado, pode estar preocupado com as notícias de vírus para o smartphone publicadas recentemente. As últimas ameaças, inclusive, só afetam iPhones que passaram pelo chamado jailbreak (para alegria da Apple, que não gosta desse tipo de prática).

Mas não se preocupe, caso você esteja nessa situação. Primeiro, porque essas pragas virtuais não foram amplamente disseminadas. Segundo, vale lembrar que os dois últimos vírus identificados só conseguem entrar em ação se você não trocou a senha do usuário do aparelho que tem todos os privilégios de acesso.

Ou seja, para ficar imune, basta alterar esse código, o root. A Apple programa seus aparelhos com uma senha padrão para proteger todo o conteúdo do celular, dessa forma, é uma boa opção alterá-la para ficar mais seguro.

mobileterminal_original.png

MobileTerminal dá acesso às linhas de comando no iPhone

Partindo do suposto que você usa o Cydia no seu iPhone desbloqueado, baixe o utilitário MobileTerminal, para ter acesso às linhas de comando no Terminal do iPhone. Depois de instalado, faça os procedimentos a seguir:

- Digite root su e pressione Enter. Este comando significa que você quer acessar a conta root.

- Será solicitada a senha de root, que por padrão é alpine. Digite isso e pressione Enter.

- Agora que você está logado como root, digite passwd e pressione Enter. Isso inicia o recurso de mudança de senha.

- Digite a nova senha, mas tome o cuidado de criar uma difícil de ser descoberta por algum cracker (pirata da internet).

- Será solicitado que você digite a senha novamente para confirmação. Digite-a corretamente, caso contrário, irá falhar.

- Depois de alterada a senha, digite exit e pressione Enter para sair do usuário root.

Obs: o usuário que leva o nome mobile (que é o usuário padrão do iPhone), também tem acesso a todos os dados e a palavra alpine como senha padrão. Por conta disso, carregue o MobileTerminal e siga os passos do item 3 ao 6 para alterar também essa senha (você será solicitado a inserir o código antigo antes de alterá-la).

Tomadas essas medidas, você poderá voltar para a tela inicial do iPhone com a certeza de que o vírus de Rick Astley ou Privacy.A não invadirão o seu equipamento.

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Novo smartphone da Fujitsu se divide em dois

Equipamento, que tem tela sensível ao toque, a exemplo do iPhone, tem partes que se conectam via Bluetooth; aparelho será lançado no Japão em 2010


Se está difícil competir com o iPhone com um aparelho, que tal tentar com um celular que se divide em dois? A fabricante de eletrônicos Fujitsu entrou no mercado de smartphones com o anúncio do F-04B,  um aparelho que se divide em duas partes. O produto deve chegar ao mercado japonês em abril de 2010 vendido pela operadora NTT DoCoMo.

À primeira vista, ele parece um celular convencional com teclado numérico deslizante, mas toda a parte traseira do celular pode ser removida. A metade superior tem tela sensível ao toque de 3,4 polegadas e a maior parte dos componentes necessários para o funcionamento, como antena e módulo de rádio. A outra metade conta com um teclado QWERTY, além do tradicional numérico. As partes são conectadas via Bluetooth, com alcance de até 10 metros de distância.

A parte frontal é 100% funcional, graças à tela sensível ao toque, portanto os usuários que quiserem deixar o aparelho mais leve podem utilizar somente a frente. Ambas as metades incluem microfone e alto-falante, portanto qualquer uma delas recebe chamadas. A de cima conta com toque e vibra, enquanto a de baixo utiliza uma luz para alertar o usuário sobre uma chamada.

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Smartphone da Fujitsu: teclado independente

O modelo pode ser vantajoso para pessoas que se preocupam com problemas de saúde ao manter o celular próximo à cabeça: a parte de cima pode ser guardada em uma mochila e as ligações podem ser feitas e recebidas usando a metade inferior, do mesmo modo que um headset bluetooth.

Os números também podem ser discados em qualquer uma delas, mas a parte inferior não possui tela, então não há como saber se o número está certo.

O F-04B mede 11,4 x 5,1 x 20,4 centímetros e pesa 173 gramas. Em modo de espera, a bateria dura 600 horas em redes  WCDMA e 400 horas no padrão GSM. Já em conversação, a duração é de 300 minutos e 330 minutos, respectivamente.

A resolução de tela é de 480 pixels por 960 pixels e o smartphone conta com interface bilíngue (japonês e inglês), câmera de 12,2 megapixels, GPS e downloads de alta velocidade.

A operadora também pretende oferecer uma unidade de projeção opcional, que pode substituir a metade inferior do celular para projetar imagens em superfícies planas.Ainda não há planos para lançamento do dispositivo no exterior.

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Celulares: Apple supera Nokia em lucratividade

Segundo o instituto Strategy Analytics, o lucro da Apple nesse setor foi de 1,6 bilhão de dólares, contra 1,1 bilhão da rival, o que coloca a empresa de Steve Jobs na liderança nesse quesito


A Apple superou a Nokia no terceiro trimestre de 2009, em 500 milhões de dólares, como a fabricante de celulares com o maior lucro operacional.

Segundo informações do instituto Strategy Analytics e do Silicon Alley Insider, o lucro da Nokia foi de 1,1 bilhão de dólares na venda de 108,5 milhões de celulares, gerando uma receita de mais de 10 bilhões de dólares. Já o da Apple atingiu de 1,6 bilhão de dólares, na venda de 7,4 milhões de iPhones, o que gerou uma receita de 4,5 bilhões de dólares.

A venda de celulares, no mundo todo, somou 286,1 milhões de unidades no segundo trimestre de 2009 - uma queda de 6,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com a consultoria Gartner, a venda de smartphones, no entando, teve um aumento de 27% e ultrapassou 40 milhões de unidades vendidas - o maior crescimento do segmento de dispositivos móveis.

A vantagem da Apple sobre a Nokia ficou evidente no lançamento dos smartphones N97 e iPhone 3GS. O N97 gerou pouco entusiasmo durante seu lançamento, em junho deste ano, e vendeu de cerca de 500 mil unidades. Já o iPhone 3GS vendeu 1 milhão de unidades nos primeiros três dias.

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