Bluetooth: as suas várias aplicações

Tecnologia vai além de apenas transferir simples arquivos de fotos ou músicas
veja o video do olhar digital
http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=10058&tipo_video=baixa

Você sabe de onde vem a palavra Bluetooth, ou dente azul em bom português? Esse nome é uma homenagem ao rei Viking Harold. É que ele tinha o sobrenome Blátand, que na língua Viking significava Dente Azul. O tal rei, que viveu no século 10, foi quem unificou a Dinamarca, a Noruega e a Suécia. E a tecnologia que ganhou o apelido por conta desse rei surgiu com a intenção de unificar os vários equipamentos eletrônicos eliminando os fios. Hoje, essa ferramenta vai além de apenas transmitir simples fotos ou arquivos de músicas entre celulares. É possível, por exemplo, utilizar a impressora sem a necessidade dos fios, interligar dois computadores, parear o notebook ao smartphone ou até mesmo distribuir aplicativos para os visitantes de algum evento.

"Não só o bluetooth evoluiu no sentido de transmitir mais rápido e mais informação, como também os celulares evoluíram", diz o sócio-diretor da Peer2Net, Valter Callegari.

Em ocasiões de grande concentração de pessoas, o responsável por hospedar todo o conteúdo disponibilizado é esse aparelhinho aqui. O trabalho dele é fazer uma varredura em todo o ambiente e enviar esse material para qualquer celular que esteja com a função de Bluetooth ativada. Aí o usuário tem a opção de escolher se quer ou não receber aquele conteúdo.

Graças ao avanço dos smartphones e à melhora da velocidade no envio de dados via Bluetooth, as opções de interatividade com essa tecnologia se tornaram inúmeras. Você pode, por exemplo, sair para uma reunião, fazer anotações no smartphone e, quando voltar ao escritório, sincronizar todas as novas informações diretamente na sua conta de Outlook. Bem bacana, não é?! E as possibilidades não param por aí.

"Cada vez mais, o bluetooth começa a ser utilizado pelas pessoas por ser gratuito. Hoje em dia, se você quer mandar um conteúdo, se você baixou um conteúdo no seu celular, se você quer mandar para alguém, o bluetooth é a única forma gratuita. Então, você poderia mandar via MMS, vou via e-mail do seu celular, mas você pagaria a conexão, o pacote de dados. Com o bluetooth ele é gratuito", conta o sócio da Pontomobi, João Teixeira de Carvalho.

E se você pensa que acessar internet móvel ficará apenas por conta do Wi-Fi ou 3G, saiba que, em breve, o Bluetooth também deverá entrar nesse time.

"Você vai ter desde uma cancela de um pedágio sendo ativada via bluetooth, ou um passe de metrô sendo ativado via bluetooth, que é a união do Near Field Communication. Você vai poder, por exemplo, estando num local - hoje você procura um hotspot para poder navegar quanto está com seu celular ou notebook - você vai procurar um hotspot que vai transferir via bluetooth muito mais rápido do que o Wi-Fi faz hoje", explica Callegari.

E é claro que a gente resolveu entrar nessa onda. Trechos do nosso programa estarão disponíveis esta semana em alguns pontos em Brasília e na cidade de São Paulo para você poder baixá-los via bluetooth. Quer saber onde? Confira logo abaixo a lista com todos os endereços.

São Paulo:
Havanna - R. Dr. Mario Ferraz, 479
Havanna - R. Bela Cintra, 1829
Havanna - R. Turiassú, 2100
Havanna - R. 13 de Maio, 1947
Yoi - R. Wisard, 213
Yoi - R. Bandeira Paulista, 400
Yoi - R. Augusta, 1292
Yoi - Al. Campinas, 1357
Bacuri - FAAP, Rua Alagoas, 903
Fridays - Av. 9 de julho, 5.363
Sassá Sushi - R. Horárcio Lafer, 640
Temakeria - R. Joaquim Floriano, 541

Brasília:
Brasília Shopping, SCN Quadra 05, Bloco A
Terraço Shopping, SHC/AOS Entrequadras 2/8 Lote 5 (Octogonal Sul)
Taguatinga Shopping, Rua 210 QS 01 Lote 40
Pier 21, SCES Trecho 02 – Lote 32

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip