Dell Mini 3iX: um Android com pouca cara de Google


DELL_smart_intro

A Dell mostrou hoje à noite o seu smartphone Mini 3iX, que sai até o final deste mês pela Claro. A fabricante modificou bastante o sistema operacional Android utilizado (1.5 Cupcake) com direito a algumas surpresinhas: é um Android sem aplicativos do Google ou Android Market (!).

Percebi isso ao navegar pelas telas do Mini 3iX, e perguntei: cadê o Android Market? A informação foi confirmada por Scott Schillington, diretor de varejo da Dell para América Latina: sim, é Android, e sim, a Dell customizou o sistema do jeito que quis (afinal, é open source, na resposta oficial).

A ideia, no final das contas, é baixar aplicativos direto dos desenvolvedores (como a Last.FM, citada como exemplo pelo executivo) ou, meio óbvio, na lojinha de aplicativos da própria Claro (veja quantos ícones vermelhos em uma das telas iniciais). Os aparelhos em demonstração tinham aplicativos nativos de Twitter e Facebook, além de um chamado "Caixa Mágica" (que entendi rodar aplicativos Java – seria esse o segredo da loja de apps da Claro?) e editor de vídeos.

A interface do Mini 3iX me pareceu muito rápida (mesmo com uma tela capacitiva e, diz a companhia, capaz de multitoque). Achei esquisito o fato de ele não ter botões na parte frontal, só nas laterais (ei, pelo menos o iPhone tem UM botão na frente, né?). Ainda nas configurações: câmera de 3 megapixels com flash, autofoco e vídeo, tela de 3,5 polegadas, 3G, Wi-Fi, Bluetooth, entrada para cartões microSD.

Ah, sim, essa configuração é distinta da vendida na China, que não tem 3G nem Wi-Fi (e um design ligeiramente diferente, de acordo com Schillington).

Diz a Dell que o smartphone será vendido inicialmente pela Claro (não falaram nada sobre preços), mas que em uma segunda fase irá para o varejo e, em algum momento de 2010 (ainda no primeiro trimestre, possivelmente) chega ao site da empresa para venda direta.

Nagano comenta: Manhêêê… óia nois no Engadget!!!

Mais fotos da interface e de algumas configurações do Mini 3iX:

A gangue do Dell Mini 3iX Mini 3iX: primeira tela inicial (são 3) Mini 3iX: tela inicial 2 Mini 3iX: tela inicial 1 Mini 3iX: configurações Mini 3iX: sobre o telefone Mini 3iX: sobre o telefone Mini 3iX: informação sobre plataforma Mini 3iX: detalhe da licença de software Mini 3iX: Gerenciador de menu Mini 3iX: modo de organização de ícones Detalhe da tela Dell Mini 3iX: volume da campainha Dell Mini 3iX: tela de notificações Dell Mini 3iX Especificações divulgadas do Mini 3iX Dell Mini 3iX: câmera de 3 megapixels e um logo enorme da Dell Detalhe da câmera Botões no lado direito... ...e botões do lado esquerdo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip