Ericsson apresenta tecnologia que dobra velocidade de rede 3G

Solução, chamada HSPA+, ainda levará entre três e seis meses para estar disponível comercialmente. Tecnologia eleva velocidades a até 42Mbps; hoje é 21Mbps.

A Ericsson apresentou parte de uma tecnologia que elevará as velocidades em redes 3G a até 42Mbps. No entanto, a empresa ainda terá de fazer muito esforço para que a solução possa ser lançada. A tecnologia em questão é uma evolução da High-Speed Packet Access (HSPA), também conhecida como HSPA+.

A empresa sueca demonstrou o funcionamento da tecnologia ao conectar uma de suas estações radiobase via cabo a um protótipo de chipset da Qualcomm, que será usado em futuros modems. A companhia espera realizar outra demonstração durante o congresso Mobile World, que ocorre anualmente em Barcelona, em fevereiro. A solução deverá estar pronta para ser oferecida nos próximos três a seis meses, segundo o gerente de produto da Ericsson, Frank Muller.

Atualmente, o HSPA oferece uma velocidade máxima teórica de 21 Mbps, embora na prática os usuários obtenham velocidades inferiores. Cerca de 10% das operadoras que suportam HSPA fizeram o upgrade para 21Mbps, segundo estatísticas da entidade Global Mobile Suppliers (GSA). Para dobrar a capacidade para 42Mbps, o HSPA+ envia dados por meio de duas frequências, enquanto a tecnologia atual o faz por meio de uma. Para oferecer uma velocidade maior, a operadra terá de fazer um upgrade de software em suas estações radiobase e os usuários precisarão trocar de modem.

Existem outras formas de aumentar a capacidade do HSPA: três redes estão usando uma tecnologia chamada Multiple Input Multiple Output (MIMO), na qual cada telefone e estação radiobase tem múltiplas antenas para oferecer uma velocidade teórica de download de até 28 Mbps, segundo a GSA. O upgrade para 42Mbps não é o fim para as redes 3G; a empresa sueca já começou a trabalhar em sistemas para suportar 84 Mbps e 168 Mbps, segundo Muller.

Representantes das operadoras Vodafone e Telstra visitaram Estocolmo (Suécia) para ver a demonstração da Ericsson. As duas operadoras devem ser as primeiras a lançar e testar a tecnologia em suas redes. Quando a Ericsson lança uma tecnologia, primeiro o faz de forma exclusiva com um grupo de oepradoras para depois tornar a solução disponível para todo o mercado.

A demonstração ocorre na mesma semana em que a operadora sueca TeliaSonera lança a primeira rede comercial de quarta geração, usando a tecnologia Long-Term Evolution (LTE), que pode chegar a velocidades de 80 Mbps. O HSPA e o LTE não vão competir, mas devem funcionar de forma simbiótica, e acordo com o Chief Executive Officer (CEO) da empresa de pesquisas Northstream, Bengt Nordström. O LTE ainda está na sua infância e as operadoras que lançarem redes com esta tecnologia dependerão do HSPA como back up, avalia Nordström. O sucesso do HSPA, por outro lado, vai incentivar a demanda por LTE, acrescenta.

Bem como ocorrerá com o LTE, levará tempo para que o HSPA a 42Mbps seja adotado em larga escala. No próximo ano, a versão de 21Mbps ficará mais comum e também começaremos a ver os primeiros smartphones que suportam essa velocidade, de acordo com Nordström.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip