Motorola Milestone, um Android de tiozão

Smartphone tem design quadrado, mas é poderoso e uma delícia de usar




Nokia 5530 Nokia 5530 Nokia 5530 Nokia 5530 Nokia 5530

Milestone
  • Motorola
    Pesquisa INFO de Marcas - Reputação: Bom
  • Prós: Tela grande e muito sensível, teclado físico, Android 2.0 e ótimo desempenho
  • Contras: É muito grande e desconfortável para carregar
  • Conclusão: O smartphone com Android mais poderoso, com tela grande e bom teclado
  • Avaliação técnica: 8,5
  • Preço: 1.899 reais
Ficha técnica
  • 3G > Wi-Fi > Android 2.0 > 8 GB (microSD) > Tela de 3,7" > 5 MP > 169 g > Duração da bateria: 397 minutos (voz)
Sabe aquele Opala que seu pai sempre quis ter? Pois o Motorola Milestone, smartphone mais parrudo entre os Androids, lembra muito o clássico sedã da Chevrolet: ambos são quadrados e grandalhões, mas extremamente confortáveis e donos de um motor potente (ou de um processador, no caso do celular). Primeiro aparelho com o sistema do Google na versão 2.0, ele se destaca pela velocidade e pela imensa tela de 3,7 polegadas. Está chegando ao Brasil pela Vivo, ao preço de 1.899 reais, desbloqueado. No plano de 200 minutos, com 500 MB de dados, sai por 599 reais.

Para o Milestone, batizado nos Estados Unidos como Droid, a fabricante dispensou aquela interface MotoBlur, que integra todos os contatos das redes sociais e permite dar umas tuitadas diretamente na tela inicial. Aqui a Motorola preferiu apostar no Android como ele é – isso deixa o modelo mais careta, porém menos caótico. O público do produto é claramente um usuário corporativo, que trabalha com o smartphone, mas também faz dele um instrumento de lazer.

Com a versão nova do sistema, o aparelho tem integração com o Microsoft Exchange, recurso fundamental para ganhar terreno dentro das empresas. Dá para juntar todos os contatos de trabalho com os pessoais, vindos diretamente do Google. Mas é possível deixar tudo separado, para quem não quiser ouvir falar de trabalho fora do expediente. Também dá para importar informações do Facebook, por meio de um aplicativo dedicado à rede social, que já vem instalado.

O que o Android tem de novo
Grande e confortável
Quadradão, mas charmoso
O que o Android tem de novo

As ferramentas do Android 2.0 melhoraram muito a usabilidade do sistema. No Milestone, o browser ganhou um novo jeito de visualizar favoritos, seguindo o estilo do Opera e do Chrome, com pequenos quadrados representando as páginas. O navegador também suporta HTML 5 e está claramente mais rápido do que o visto nos primeiros aparelhos com Android. O conjunto de hardware forte (com processador Cortex A8, de 550 MHz) e programa redondo faz do smartphone um dos mais velozes da atualidade.
A maior novidade do sistema, infelizmente, nós não pudemos testar. É que o recurso de indicações curva-a-curva, inserido no Google Maps, ainda não está disponível no Brasil. Mesmo assim, deu para notar outras evoluções do aplicativo, que ganhou informações de trânsito em tempo real. O programa Motonav, com locução da rota, também vem instalado, mas precisa de um microSD com os mapas brasileiros para funcionar.
Um programa da Motorola, chamado Phone Portal, permite ao smartphone conectar-se ao desktop por meio de uma rede Wi-Fi. Basta acioná-lo e digitar no browser do computador o número de IP que aparece no celular. Aí é possível editar contatos, fazer backup, mostrar fotos do Milestone numa tela maior e selecionar ringtones. Ou seja, na maioria das operações, você nem precisa usar o cabo USB.

Grande e confortável



Embora o teclado do Motorola Milestone seja uma verdadeira mão na roda em várias situações, não ficamos impressionados com ele. Suas teclas não possuem alto relevo e ficam muito próximas umas das outras, dificultando a vida de quem precisa digitar rápido. Os botões são confortáveis, porém nesse aspecto o Dext é melhor. O direcional é grande e ajuda a navegar, mas poderia ser excluído para deixar as letras maiores.

Um botão que melhorou bastante a usabilidade do Android foi o de busca, localizado ao lado de outros três touchscreen, logo abaixo da tela. Ele funciona de formas diferentes, dependendo do aplicativo: pode fazer buscas no YouTube, abrir a barra de endereços no navegador ou então procurar programas e arquivos dentro do celular por palavras-chave, quando você estiver na página principal.

Os outros controles são os tradicionais botões Menu, Home e Voltar. Existem apenas dois botões físicos laterais, que servem para aumentar e diminuir o volume e acionar a câmera. Sentimos falta de uma tecla para abrir o menu de ligação, que pode ser acionado somente pela tela. Na lateral, fica uma porta microUSB, usada para carregar a bateria e transmitir dados. Na parte de cima, fica um conector de 3,5 milímetros, para fones de ouvido.

Quadradão, mas charmoso



A tela enorme do Milestone obviamente traz prejuízos ao design. Além de pesar 169 gramas, o aparelho mede 11,5 centímetros de altura, ficando um pouco desconfortável no bolso. Seu tamanho é quase o de um iPhone, porém um pouco mais largo, com 6 centímetros. A parte impressionante é como a Motorola conseguiu colocar um teclado físico num aparelho tão fino, com 1,8 centímetro de espessura. O acabamento, que mistura borracha e metal, está acima de qualquer suspeita.

A maior limitação de hardware do modelo está mesmo na parte de dentro. Sua memória interna é pequena, com apenas 512 MB. Por isso, é possível que o sistema fique mais lento quando o smartphone estiver cheio de programas. O outro problema do celular é que a tela fica toda melecada com impressões digitais só de você pensar em tocá-la. O iPhone 3GS, por exemplo, tem uma camada especial por cima do LCD para evitar isso.

A câmera de 5 megapixels tem zoom de 4 vezes, foco automático e um flash forte de LED. Em nossos testes, ela tirou fotos boas, mas foi um pouco lenta. Agora, uma grande decepção que tivemos foi em relação à bateria do Milestone. Com chamadas de voz, ela durou apenas 397 minutos, enquanto o Dext havia aguentado 610 minutos longe da tomada.





Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Comentários

Unknown disse…
O Milestone "Droid USA" é realmente
o que eu queria.É mais um Possante
na minha na minha vida.

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip