Nokia fechará lojas nos Estados Unidos
Reuters |
Mulher passa em frente a anúncio da Nokia: embora seja muito valorizada mundialmente, marca da fabricante de handsets é pouco conhecida nos EUA. |
HELSINKI - A Nokia fechará suas duas lojas nos Estados Unidos para reduzir custos em um mercado no qual a maior fabricante mundial de celulares luta para ganhar terreno.
A Nokia abriu 12 lojas em grandes cidades de todo o mundo, incluindo em São Paulo, na expectativa de copiar o sucesso das lojas da Apple que ajudaram a fabricante americana de eletrônicos a construir uma imagem de marca sofisticada.
A marca da Nokia é uma das mais valorizadas do mundo, mas principalmente em função de seu forte papel nos mercados emergentes e é pouco conhecida nos Estados Unidos.
A empresa afirmou que fechará suas lojas em Nova York e Chicago como parte de reformulação de estratégia de varejo. A empresa vai se concentrar melhor na cooperação com operadoras de telecomunicação e varejistas.
"Isso confirma uma virada na estratégia de varejo da Nokia. Ela não foi capaz de reproduzir o sucesso da Apple com esse formato de loja", disse Ben Wood, diretor de pesquisa na consultoria britânica CCS Insight.
A Nokia também vai fechar uma de suas duas lojas em Londres e a loja de São Paulo. A primeira das lojas próprias da marca foi aberta em Moscou, em dezembro de 2005.
Melhorar a posição da empresa no mercado dos Estados Unidos vem sendo uma das prioridades do CEO da fabricante, Olli-Pekka Kallasvuo, desde que assumiu o posto em 2006.
Desde então, porém, a fatia da empresa no mercado norte-americano caiu para bem abaixo dos 10%. No mundo, a Nokia controla quase 40% do mercado de celulares.
Os analistas dizem que pontos de varejo com a marca de fabricantes são mais ferramentas de marketing que fontes de lucro.
"A Nokia não precisa de lojas com a sua bandeira. Elas custam caro demais, em comparação ao valor que criam", disse John Strand, CEO da consultoria dinamarquesa Strand Consult.
"Lojas de bandeira são importantes no setor de moda. A Apple é moda. A Nokia é uma marca de bens eletrônicos de consumo", disse Strand.
A Apple lançou sua rede de lojas em 2001 e agora opera mais de 270 delas em todo o mundo. A Microsoft recentemente seguiu esse exemplo e inaugurou sua primeira loja, no Arizona.
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes
Comentários