Sony Ericsson Satio


O Sony Ericsson Satio poderia ser um grande aparelho celular, mas não é. Sua tela sensível ao toque impõe limitações ao seu uso e a fabricante ainda apanha para adaptar o sistema operacional ao celular. Porém, o Satio traz a melhor câmera fotográfica que já vi num telefone.

Motivos pelos quais o Satio não vale a pena:
1) A Sony ainda está penando para ajustar o sistema operacional Symbian para seus aparelhos. O Satio é o primeiro dispositivo sem o velho UIQ (também baseado em Symbian), e sim com Symbian S60 5a. edição.
Testei duas versões do aparelho: uma com versão de software que desligava sozinha quando combinava um ou dois aplicativos abertos simultaneamente (bastava programar o despertador para, no dia seguinte, não acordar e encontrar o aparelho sem bateria, mesmo com 100% de carga na noite anterior). A outra, com software atualizado, aparentemente resolveu esses problemas (e melhorou bastante o desempenho da bateria).
No geral, o sistema operacional não difere muito do usado no N97 ou no 5800, sem os widgets da Nokia. Aplicativos compatíveis rodam sem problemas.
2) Design propenso a abrir no seu bolso: o design do Satio não é fino e elegante. Por ser um aparelho sem teclado (13mm de espessura!), ele ocupa espaço – e o protetor da câmera cria uma espécie de "corcova" na traseira do aparelho. Por consequência, ao colocar no bolso da calça a tampa vai, invariavelmente, abrir e tirar fotos do nada.
3) Touchscreen, touchscreen. A tela de 3,5″ do Satio é linda, colorida, viva, grande. Mas usa tecnologia resistiva que, bem, é bastante… resistente ao toque! Interagir com o aparelho é um processo difícil e lento, talvez o item mais frustrante no uso do Satio. A melhor tela touch do mercado é do iPhone 3G/3Gs/iPod touch – e fica difícil comparar qualquer outra coisa quando se tem essa experiência.
Além disso, a cobertura plástica da tela, somada ao acabamento Black Piano do aparelho – também em plástico, tornam o Satio um caso clássico de "ímã de marcas de dedos".
Pelo menos tem botões para ligação e acesso rápido ao menu. A interface levemente alterada do Symbian no Satio merece destaque: a Sony Ericsson preparou uma tela principal com cinco sub-telas (estilo Android): uma central, com informações do telefone; uma para contatos favoritos; sites favoritos; galeria de imagens e atalhos para principais recursos. Ah, sim, o Satio vem com uma canetinha para toque na tela, para ficar pendurada junto ao celular.
Para dar uma ideia de como era cheia de bugs a versão inicial que testei, a tela de sites favoritos não permitia inserir seus próprios atalhos – apenas os pré-definidos pela fabricante. Isso mudou, felizmente, na nova versão.
4) Compatibilidades: O Satio vem com um cartão microSD de 8 GB (ponto para a Sony Ericsson, finalmente se adaptando a padrões de mercado). Mas (e sempre tem um "mas") o cabo USB ainda usa o conector proprietário da fabricante – o mesmo usado para fones de ouvido (=sem escolha de fones próprios) e para o cabo A/V para ver as fotos na televisão.
Uploads para serviços de imagem, entretanto, estão restritos aos produtos Google: Picasa e Blogger. Nada de Flickr ou outros serviços.
Motivo pelo qual o Satio vale a pena:
A câmera de 12 megapixels. Acredito que é a melhor câmera de celular disponível hoje no mercado. Tá, eu sei que 12 megapixels é um exagero de resolução até mesmo para um celular, e a câmera do Satio faz o que promete. Até o flash Xenon funciona direito, preenchendo a luz de maneira suave e sem estourar  – prática comum nos telefones desde sempre.
Foco impecável, mesmo em macro, tira fotos em 4:3 (12 megapixels) – que aparece com barras laterais na tela do Satio – ou 16:9 (preenche toda a tela, com resolução máxima de 9 megapixels). Recursos adicionais: panorâmicas sem esforço, fotos no modo "best pic" (vários cliques e você escolhe o melhor); detecção de sorriso; compensação de exposição (até 2 pontos para cima ou para baixo); oito modos de cena; estabilização de imagem; geotags com GPS. Sugiro desativar a revisão automática de imagem, que mostra a última foto tirada e requer um toque na tela para retornar à câmera.
Fotos do aparelho e alguns exemplos de imagens tiradas com ele:
  Além disso, criei dois sets de fotos no Flickr com mais imagens tiradas com o Satio: um com o software atualizado e outro com o software antigo.
Fato: Sony Ericsson, melhore a tela do Satio nas próximas versões do produto – espero que o X10, com Android, não seja assim. A câmera, excelente, vocês já sabem fazer muito bem.
Resumo: Sony Ericsson Satio
O que é isso?
 Celular com câmera de 12 megapixels.
O que é legal? A câmera de 12 megapixels é excelente.
O que é imoral? Tela difícil de usar, problemas com software, uso de conectores proprietários para fones e cabo USB, design desengonçado.
O que mais? Bom telefone, conectividade 3G, tem Wi-Fi e GPS, bateria com boa duração (mais de 12 horas de uso sem descarregar por completo).
Avaliação: 5,0 (de 10)
Preço sugerido: R$ 1.899.
Onde encontrar: Sony Ericsson

Comentários

BBSOL disse…
Senhor, estou desde outubro usando um Satio e o acho excelente, inclusive o processo de touch. Tudo muito amigável, lay-out muito conveniente. Não vejo nada no mercado melhor. Questão de opiniao, claro.
pafuncio disse…
Concordo com aspecto da tela. Pelo preço que a Sony Ericsson cobra, deveria ser tela capacitiva e não resistiva. Porém param por ai as reclamações. O celular desenvolve bem suas funcionalidades mesmo a bateria não sendo lá grande coisa. A câmera, hum...num vou nem falar. Excelente. Valeu cada megapixel dela. Não troco meu Satio nem por iPhone nem por N97 nenhum. Talvel pela memória, mas pra isso servem os cartões de memória.
Unknown disse…
Difícil mesmo é configurar o tal do 3G. O suporte da Sony é bem limitado quanto a isso. Ao invés de me te darem um passo a passo sobre como configurar, o site fica de enviar um arquivo de configuração que nunca chega. Aí, quando reclamamos sobre o ocorrido, dizem que nada podem fazer. Comprem um iPhone e ficarão mais satisfeitos

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip