Vendas de celulares no Brasil sofrem retração de 15% em 2009

De acordo com associação, indústria fechará o ano com uma produção de 62 milhões de aparelhos. Cenário de queda deve-se à crise econômica.

Reflexo da crise econômica, as vendas dos celulares no Brasil caíram 15% em 2009, na comparação com o volume registrado ao passado. Os dados fazem parte do balanço anual da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), divulgados nesta quinta-feira (3/12), em São Paulo.

Segundo o levantamento, a indústria de celulares fechará 2009 com uma produção de 62 milhões de aparelhos. Desse volume, 17 milhões devem ser destinados às exportações e 45 milhões ao mecado interno. Já do total comercializado no País, 24,4 milhões são de fabricação de novos modelos.

A redução das vendas de celulares reflete o desempenho do setor de telecomunicações que fechará 2009 com uma queda de 19% em relação a 2008. De acordo com o balanço da Abinee, a indústria movimentou 17,4 milhões de reais, contra 21,5 milhões de reais no ano anterior.

O estudo da Abinee mostra ainda que o setor de telecom foi o que mais caiu entre os demais do segmento. O diretor de telecom na Abine, Paulo Castelo Branco, explica que tanto a indústria de equipamentos para infraestrutura quanto a de celulares sentiram os efeitos da desaceleração da economia.

O segmento de infraestrutura foi sustentado nos primeiros meses do ano pelos contratos assinados antes da crise. Com a redução dos pedidos por parte das operadoras, o faturamento dessa indústria encolheu 22% em 2009

Já a fabricantes de celulares registraram queda menor em seus negócios. A receita encolheu 15% em 2008. Elas  tiveram o  primeiro trimestre fraco mas retomaram as vendas em abril.

Recuperação do mercado

Castelo Branco analisa que um dos motivos da queda do setor de telecom é em razão de as teles terem contratado mais projetos de infraestrutura em 2008, como é o caso das redes 3G. Como em 2009 não houve muito investimento nessa área, a receita das empresas caiu.

O executivo da Abinee acredita numa recuperação do setor em 2010, quando espera que a indústria volte aos patamares de 2008. Sua estimativa é de crescimento de 21%, com faturamento de 21 bilhões de reais. Um dos fatores que vão ajudar a indústria no próximo ano é o Plano Nacional de Banda Larga do governo federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip