Nokia e outras empresas devem lançar tablets

BOSTON/HELSINQUE  - A Nokia, maior fabricante mundial de celulares, está trabalhando em seu próprio tablet com Internet, programado para chegar às lojas ainda este ano, afirmou um analista do setor de tecnologia nesta terça-feira.

O analista disse também que além da Nokia muitos outros fabricantes de portáteis e PCs como a Samsung Electronics e HP estão se preparando para seguir os passos da Apple e entrar em uma nova categoria de produto entre PCs e smartphones.

A Apple vendeu mais de 300 mil iPads no primeiro dia nas lojas, no último final de semana, mostrando uma força dentro das previsões de Wall Street e que lembrava a estreia do iPhone em 2007.

"Agora mesmo a rede de distribuição (para o tablet da Nokia) está sendo organizada para um lançamento no segundo semestre. Ele deve chegar às lojas em setembro-outubro para aproveitar a demanda natalina", disse Ashok Kumar, analista na Rodman and Renshaw.

Um porta-voz da Nokia preferiu não comentar o assunto.

A fabricante finlandesa apresentou seu primeiro laptop no fim do ano passado e criou pequenos aparelhos parecidos com celulares para acesso à Internet, mas com sucesso limitado.

Analistas afirmaram que muitas outras empresas devem lançar seus tablets em breve.

"O mercado verá um inundação de tablets 'aproveitando a onda' em 2010, mas é uma categoria imatura de produção com um caso não provado na prática", disse o analista Geoff Blaber, da CCS Insight.

"A marca Apple e seus serviços significam que o iPad será uma exceção em uma categoria que irá sofrer para ganhar aceitação do consumidor", disse Blaber.

Kumar disse que o tablet provavelmente virá com o Windows, mas muitos outros analistas cogitam o uso do sistema MeeGo, um software desenvolvido pela Nokia em parceria com a Intel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip