Noticias Da Hora

México pode cortar milhões de celulares

Milhões de mexicanos podem ter suas linhas de celular cortadas neste fim de semana se o governo levar adiante uma nova lei para combater o crime que forçaria as pessoas a registrar seus aparelhos.

Anúncios divulgados em emissoras de rádio e televisão estatais nas últimas semanas pedem aos mexicanos que registrem seus celulares enviando suas informações pessoais por mensagem de texto, mas, até esta quinta-feira, 30 milhões de linhas permanecem sem registro a poucos dias do prazo dado pelo governo.

Analistas afirmam que quaisquer perdas para a maior operadora do país, América Móvil, serão minúsculas em comparação às vendas totais da companhia.

Mesmo assim, a operadora, controlada pelo bilionário Carlos Slim, pressiona senadores para estender o prazo de implementação da lei, aprovada há um ano, que busca impedir criminosos de usar celulares para extorsão e negociar resgates de sequestros.

"Perto de 30 milhões de pessoas serão afetadas ... muitas das quais dependem do celular como seu único meio de comunicação", disse o chefe de Relações Institucionais da América Móvil, Guillermo Ferrer, em email.

A maioria dos 84 milhões de celulares do México é de aparelhos pré-pagos com um pacote limitado de minutos que pode ser facilmente comprado em lojas.

A América Móvil conta com uma fatia de 71 por cento do mercado de telefonia móvel do México, além de operações no Brasil, Chile e outros países da região. Grande parte da participação restante no mercado é da espanhola Telefonica.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nokia quer lançar serviço de música na Índia

HONG KONG - A Nokia anunciou na sexta-feira que está planejando lançar em breve o seu serviço de download de música na Índia, depois do lançamento na China, tentando usar os mercados emergentes para reanimar o projeto.

A Nokia havia informado esta semana que levaria o serviço Comes with Music à Índia depois da China, mas não havia mencionado um cronograma. O lançamento na Índia acontecerá "muito em breve", disse David Tang, vice-presidente do conselho da Nokia China, à Reuters durante o Boao Forum, na ilha tropical de Hainan, sul da China.

"Trata-se de um mercado prioritário para nós no futuro", disse, acrescentando que a Nokia planeja continuar expandindo a cobertura geográfica do serviço, disponível atualmente em 30 mercados.

A maior fabricante mundial de celulares anunciou na quinta-feira que lançará o Comes with Music na China, oferecendo música com seus celulares em um esforço para competir com a popular loja iTunes, da Apple.

Com mais de 700 milhões de usuários de celulares, a China é o maior mercado mundial de telefonia móvel por número de clientes. Mas a pirataria descontrolada no país impede que a maioria das grandes gravadoras e estúdios de cinema realize receitas significativas em seu mercado apesar do imenso potencial.

A Nokia revelou o Comes with Music no final de 2008, mas o serviço não conquistou apoio entre as operadoras de telefonia móvel e não avançou muito nos mercados desenvolvidos, desde então.

No começo do ano, Niklas Savander, diretor de serviços da Nokia, disse à Reuters que a oferta da empresa no setor se concentrará cada vez mais nos mercados emergentes.

Tang também afirmou, separadamente, que a Nokia no momento oferece na China apenas um produto que opera no padrão de terceira geração do país, o TD-SCDMA, mas está trabalhando para expandir o oferta.

Os problemas de desenvolvimento da tecnologia e a falta de produtos vêm sendo sérios fatores de inibição no desenvolvimento de uma rede nacional TD-SCDMA pela maior operadora chinesa, a China Mobile.

Mas Tang disse que mais celulares TD-SCDMA Nokia estão sendo preparados. A Nokia vendeu 72 milhões de celulares na China em 2009, o que a tornou líder do mercado do país em termos de volume.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nokia estimulará serviço de música na China



Reuters
Nokia estimulará serviço de música na China
O vice-presidente chinês visita sede da Nokia em Espoo. A Nokia vai oferecer um serviço gratuito de música com seus celulares, na China, e espera que os mercados emergentes estimulem o serviço de download que vem enfrentando dificuldade para competir com o iTunes, da Apple

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip