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México pode cortar milhões de celulares
Milhões de mexicanos podem ter suas linhas de celular cortadas neste fim de semana se o governo levar adiante uma nova lei para combater o crime que forçaria as pessoas a registrar seus aparelhos.Anúncios divulgados em emissoras de rádio e televisão estatais nas últimas semanas pedem aos mexicanos que registrem seus celulares enviando suas informações pessoais por mensagem de texto, mas, até esta quinta-feira, 30 milhões de linhas permanecem sem registro a poucos dias do prazo dado pelo governo.
Analistas afirmam que quaisquer perdas para a maior operadora do país, América Móvil, serão minúsculas em comparação às vendas totais da companhia.
Mesmo assim, a operadora, controlada pelo bilionário Carlos Slim, pressiona senadores para estender o prazo de implementação da lei, aprovada há um ano, que busca impedir criminosos de usar celulares para extorsão e negociar resgates de sequestros.
"Perto de 30 milhões de pessoas serão afetadas ... muitas das quais dependem do celular como seu único meio de comunicação", disse o chefe de Relações Institucionais da América Móvil, Guillermo Ferrer, em email.
A maioria dos 84 milhões de celulares do México é de aparelhos pré-pagos com um pacote limitado de minutos que pode ser facilmente comprado em lojas.
A América Móvil conta com uma fatia de 71 por cento do mercado de telefonia móvel do México, além de operações no Brasil, Chile e outros países da região. Grande parte da participação restante no mercado é da espanhola Telefonica.
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Nokia quer lançar serviço de música na Índia
HONG KONG - A Nokia anunciou na sexta-feira que está planejando lançar em breve o seu serviço de download de música na Índia, depois do lançamento na China, tentando usar os mercados emergentes para reanimar o projeto.
A Nokia havia informado esta semana que levaria o serviço Comes with Music à Índia depois da China, mas não havia mencionado um cronograma. O lançamento na Índia acontecerá "muito em breve", disse David Tang, vice-presidente do conselho da Nokia China, à Reuters durante o Boao Forum, na ilha tropical de Hainan, sul da China.
"Trata-se de um mercado prioritário para nós no futuro", disse, acrescentando que a Nokia planeja continuar expandindo a cobertura geográfica do serviço, disponível atualmente em 30 mercados.
A maior fabricante mundial de celulares anunciou na quinta-feira que lançará o Comes with Music na China, oferecendo música com seus celulares em um esforço para competir com a popular loja iTunes, da Apple.
Com mais de 700 milhões de usuários de celulares, a China é o maior mercado mundial de telefonia móvel por número de clientes. Mas a pirataria descontrolada no país impede que a maioria das grandes gravadoras e estúdios de cinema realize receitas significativas em seu mercado apesar do imenso potencial.
A Nokia revelou o Comes with Music no final de 2008, mas o serviço não conquistou apoio entre as operadoras de telefonia móvel e não avançou muito nos mercados desenvolvidos, desde então.
No começo do ano, Niklas Savander, diretor de serviços da Nokia, disse à Reuters que a oferta da empresa no setor se concentrará cada vez mais nos mercados emergentes.
Tang também afirmou, separadamente, que a Nokia no momento oferece na China apenas um produto que opera no padrão de terceira geração do país, o TD-SCDMA, mas está trabalhando para expandir o oferta.
Os problemas de desenvolvimento da tecnologia e a falta de produtos vêm sendo sérios fatores de inibição no desenvolvimento de uma rede nacional TD-SCDMA pela maior operadora chinesa, a China Mobile.
Mas Tang disse que mais celulares TD-SCDMA Nokia estão sendo preparados. A Nokia vendeu 72 milhões de celulares na China em 2009, o que a tornou líder do mercado do país em termos de volume.
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Nokia estimulará serviço de música na China
Reuters |
O vice-presidente chinês visita sede da Nokia em Espoo. A Nokia vai oferecer um serviço gratuito de música com seus celulares, na China, e espera que os mercados emergentes estimulem o serviço de download que vem enfrentando dificuldade para competir com o iTunes, da Apple |
A Nokia vai oferecer um serviço gratuito de música com seus celulares, na China, e espera que os mercados emergentes estimulem o serviço de download que vem enfrentando dificuldade para competir com o iTunes, da Apple.
A maior fabricante mundial de celulares oferecerá downloads gratuitos de músicas de grandes gravadoras e alguns selos independentes quando lançar na China o seu serviço Comes with Music, voltado a downloads por telefones e computadores pessoais.
A Nokia espera que os downloads elevem as vendas de seus celulares na China e ajudem a sustentar os preços. Mas é provável que precise pagar algo às gravadoras pela distribuição de sua música, o que eleva os riscos.
Com mais de 700 milhões de usuários, a China é o maior mercado mundial de telefonia móvel em termos de volume. Mas a pirataria que se espalha pelo país vem impedindo que a maioria das grandes gravadoras e estúdios de cinema obtenham receitas significativas, apesar do grande potencial.
"Na China a música é gratuita --a oferta da Nokia é como legalizar a maconha na Holanda," disse John Strand, presidente da Strand Consult.
"A decisão ecoa a opção por oferecer serviços gratuitos de navegação e sinaliza a nova estratégia da Nokia de oferecer serviços gratuitamente em lugar de buscar receitas específicas," disse Martin Garner, analista da CCS Insight.
"O sucesso dependerá de receitas indiretas, como publicidade e promoções cruzadas, ou as margens da empresa sofrerão," disse.
A Nokia revelou esse serviço no final de 2008 no Reino Unido, considerado o mercado de teste para novos serviços de telefonia móvel na Europa, mas não encontrou apoio entre as operadoras e conquistou pouco espaço nos mercados desenvolvidos desde então.
Os motivos para o desempenho morno incluem o uso de modelos mais antigos de celulares para o lançamento, um software visto como difícil por alguns usuários e a dificuldade de entender o produto oferecido.
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Celular Samsung é movido a energia solar
- Samsung
- Prós: Tem carregador solar para emergências
- Contras: Os recursos do aparelho são limitados
- Conclusão: Celular basicão que traz como principal atrativo o carregador solar embutido
- Avaliação técnica: 6,8
- Preço: 129 reais
- Dual-Band (900/1.800 MHz) > Sistema proprietário > Tela de 1,52" > Rádio FM > Duração da bateria: 713 minutos (voz)
A própria Samsung alerta no manual que o carregamento solar é uma função auxiliar, ou seja, não dá para abandonar o carregador. Fizemos dois testes distintos. Carregado na tomada, o celular aguentou 713 minutos em ligações. Já depois de um banho de sol de cerca de uma hora, falamos apenas 11 minutos e 25 segundos. É um tempo razoável para ligações emergenciais, mas que não é suficiente nem para tirar a bateria do nível mínimo.
Nas configurações, o Samsung E1107 é espartano. Tanto que seus destaques são rádio FM e lanterna. O aparelho traz o básico: agenda, calendário, despertador e dois games. Ele também faz chamadas falsas, para quem deseja se livrar dos chatos, e pode ser rastreado em caso de perda ou roubo. Mas nada de câmera, tocador de música, slot para cartão de memória ou browser.
A tela LCD de apenas 1,5 polegada do modelo é pequena para quem já se acostumou aos visores maiores dos celulares atuais. Já o teclado possui teclas bem separadas e a digitação de mensagens é prática. Fininho e leve, com apenas 76 gramas, esse modelo tem a cara dos telefones básicos de anos atrás. Sua saída de fone de ouvido é proprietária.
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