Vasou na rede

Surgem na internet detalhes sobre novos smartphones com Windows 7 e Android da Dell

Empresa tem modelos para todos os gostos e bolsos

Parece que a Apple não é a única empresa que anda perdendo o controle de seus smartphones. O site Engadget relata que informações sobre toda uma linha de aparelhos da Dell vazaram para a Internet, incluindo detalhes sobre um modelo baseado no Windows Phone 7 (Lightning, ou "Raio" em inglês) e três modelos Android. 

Dell Lightning

Dell Lightning

As imagens são lindas, tenho que admitir - e as especificações também não são de se jogar fora. Tanto o aparelho com Windows Mobile quanto seu equivalente com Android (Thunder, ou "Trovão") tem uma tela OLED sensível ao toque de 4.1 polegadas com resolução WVGA e, presume-se, processador Snapdragon (Qualcomm QSD8250) de 1 GHz, enquanto os outros dois modelos Android são elegantes e finos, com menos de 11 mm de espessura.

 

Dell Lightning

Platforma: Windows Phone 7

O Dell Lightning é um celular em formato barra (Candy Bar) com teclado QWERTY deslizante completo, tela OLED sensível ao toque (com tecnologia capacitiva) de 4.1 polegadas e resolução WVGA e uma câmera de 5 megapixel com foco automático. Diz-se que as especificações internas incluem um processador QSD8250 (Snapdragon) de 1 GHz, 1 GB de ROM contendo o sistema operacional, 512 MB de RAM e um slot para cartões microSD, acompanhado por um cartão de 8 GB.

O material de marketing ao qual o Engadget teve acesso também sugere que o Lightning terá GPS, acelerômetro, bússola, Rádio FM e suporte à tecnologia Adobe Flash (incluindo reprodução de vídeo). Suporte às redes 3G da AT&T e T-Mobile também é mencionado. De acordo com os materiais, o Lightning deve chegar às lojas no final deste ano, seguido por um modelo LTE (4G) por volta do final de 2011.

 

Dell Thunder

Platforma: Android 2.1

Dell ThunderA contraparte Android do Lightning é o Thunder: um smartphone com tela OLED sensível ao toque de 4.1 polegadas e resolução WVGA, câmera de 8 MP e software para edição de imagens integrado. O aparelho parece ser voltado a "exploradores criativos" e "profissionais afluentes", que querem se conectar às suas redes sociais favoritas sem abrir mão do estilo. 

O Engadget sugere que o Thunder usa o mesmo processador QSD8250 de 1 GHz do Lightning, embora as especificações técnicas não estejam disponíveis. Ele terá Flash 10.1 para visualização de vídeos na web, além de um aplicativo integrado para o serviço de vídeo Hulu. Embora rode o sistema operacional Android 2.1, o Thunder terá uma interface feita sob medida pela Dell batizada de "Stage".

De acordo com as informações que vazaram, o aparelho será vendido em versões para redes GSM e HSDPA no final deste ano, com um potencial modelo LTE esperado para o final de 2011.

 

Dell Flash

Platforma: Android 2.x  "Froyo" (A versão seguinte ao Android 2.1 "Eclair")

Dell FlashO smartphone Android para as massas da Dell é tão sexy que talvez você nem queira esperar pelo Thunder. Batizado de Flash ele tem um "design único e inovador com vidro curvo" e é "voltado a pessoas criativas".

O Flash tem um processador Qualcomm MSM7230 de 800 MHz, tela TFT sensível ao toque de 3.5 polegadas com resolução WVGA, câmera de 5 MP com autofoco e Flash 10.1. Também tem 512 MB de RAM e suporta cartões microSD de até 64 GB. A Dell alega que o aparelho é "super conectável", com suporte a USB, Wi-Fi (802.11 b/g com suporte a UPnP/DNLA), AGPS, plugue de 3.5mm para fone de ouvido e Bluetooth 3.0. O aparelho terá apenas 11 mm de espessura e deverá pesar menos de 115 gramas.

Espera-se que o Flash esteja disponível no primeiro trimestre de 2011, embora ainda não esteja claro se ele terá a marca AT&T ou se apenas será vendido destravado e compatível com a operadora. Embora rode o Android Froyo, o aparelho também terá a interface "Stage" da Dell.

 

Dell Smoke

Platforma: Android 2.x Froyo

Dell SmokeVoltado aos consumidores do mercado corporativo, o Dell Smoke (Fumaça) é um aparelho em barra (Candy Bar) com teclado QWERTY completo e "um preço que não vai abrir um rombo no seu bolso". O Smoke terá a mesma interface Stage que já mencionamos, e se diferencia de outros aparelhos corporativos com um design esguio e elíptico. Medindo 5,9 x 12 x 1 mm, o aparelho "cabe perfeitamente no bolso".

O Smoke tem um processador Qualcomm MSM7230 de 800 MHz e 512/256 MB de memória interna com slot para cartões microSD de até 32 GB. Também tem câmera de 5 MP com foco automático, acesso à internet via redes "3.5 G" com velocidade de até 14.4 Mb/s, WiFi, Bluetooth 2.1 e microfones duplos para cancelamento de ruído. 

Parece que o Smoke não será lançado até o segundo trimestre de 2011, mas acreditamos que vale a pena esperar.

 

Dell Aero

Platforma: Android 1.5

Dell AeroEnquanto isso, o Dell Aero do qual ouvimos falar pode não ser tão rápido ou atraente como os outros aparelhos, mas tem uma data de lançamento estimada para o segundo trimestre deste ano na AT&T. Isto o torna o primeiro aparelho no qual poderemos colocar as mãos, algo que só é realmente importante se você for impaciente.

O Aero terá uma tela sensível ao toque de 3.5 polegadas com tecnologia capacitiva (e uma caneta capacitiva para escrita à mão), câmera de 5 MP com foco automático e pesa apenas 104 gramas com 11.7 mm de espessura. Tem um processador mais lento (em comparação aos outros modelos) de 624 MHz da Marvell, mas vem com software interessante como o QuickOffice, e suporte ao protocolo ActiveSync e a servidores Microsoft Exchange.

O aparelho também terá um browser baseado em WebKit (como o do iPhone ou o próprio browser do Android), Flash Lite e algum tipo de media player com suporte ao streaming e download de músicas. A Dell planeja lançar uma atualização para o Android 2.1 entre o terceiro e quarto trimestres deste ano, embora ainda não esteja claro se esta será uma atualização através da rede de telefonia.

Parece que a Dell investiu pesado no Android (e também trabalha em rivais do iPad baseados no Google), mas o sexy Lightning sugere que a empresa não se esqueceu do Windows Phone 7. E você, leitor? Qual aparelho lhe parece mais interessante?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip