Nokia pede ajuda à polícia da Rússia para recuperar protótipo do N8

Por IDG News Service/Seattle



A Nokia pediu às autoridades russas que ajudem a recuperar o que afirma ser um modelo de celular a ser lançado no futuro, e que foi fotografado e divulgado por um blogueiro em um site de análise de celulares.

A situação lembra um caso recente em que a polícia americana rastreou um homem que tinha achado um protótipo de iPhone 4 e o vendeu ao site Gizmodo.

Na quarta-feira (7/7), a Nokia escreveu, em uma mensagem em blog, que pediu às autoridades russas que a ajudem a ter de volta um objeto de propriedade da Nokia em posse de Eldar Murtazin, um blogueiro.

Em abril, Murtazin escreveu um curto post, em russo, no site Mobile Review. Lá, incluiu fotos do N8. O aparelho, que será o primeiro celular a rodar a primeira versão de código aberto do Symbian, ainda não está disponível.

A Nokia diz ter requisitado formalmente a devolução do celular junto a Murtazin, mas não obteve resposta.

Murtazin, que não aparenta ter revelado como conseguiu o aparelho, reconhece ter recebido uma carta vaga da Nokia, pedindo-lhe que devolva um bem de sua propriedade. Ele diz que respondeu com questões, incluindo um pedido à Nokia para que especifique que bem seria esse, mas ainda não recebeu uma resposta.

Ele também diz que tentou repetidas vezes contatar a Nokia para falar sobre o telefone, mas não teve êxito.

Críticas
Em seu post, a Nokia enfatiza que sua decisão de trabalhar com as autoridades russas não está relacionada às críticas feitas por Murtazin à empresa. "Para ser claro, nós não vemos problema em indivíduos que expressam suas opiniões sobre nossa companhia e nossos produtos", afirmou um representante da empresa, "Phil", no post.

Murtazin é o editor do site Mobile Review e parece oferecer alguma consultoria a fabricantes de celular. Seu perfil no Twitter o descreve como um editor e analista "trabalhando em alguns celulares do futuro com marcas de primeira linha".

Seu papel potencial como consultor preocupa a Nokia. "Se o Sr. Murtazin atua como blogueiro ou como consultor, é uma questão aberta", afirmou a empresa, no post.

Em abril, a Apple denunciou à polícia o roubo de um protótipo do iPhone 4, depois que o site Gizmodo escreveu sobre o iPhone. As autoridades identificaram o estudante universitário Brian Hogan como o homem que encontrou o celular em um bar e o ofereceu ao Gizmodo, em troca de 5 mil dólares.

(Nancy Gohring)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip