Nokia vende unidade de modems por US$ 200 milhões

Após anunciar seu reposicionamento como empresa de software, a Nokia anunciou a intenção de vender sua unidade de modems sem fio para a Renesas Electronics. A transação vai envolver o pagamento de 200 milhões de dólares e deve ser concluída até o final de 2010.

Pelo acordo, a Renesas vai incorporar as patentes e cerca de 1,1 mil funcionários de pesquisa e desenvolvimento da divisão de modems da Nokia, que opera na Finlândia, Índia, Reino Unido e Dinamarca.

Também como parte do acordo, as duas companhias se comprometem a trabalhar juntas em pesquisas ligadas ao desenvolvimento de tecnologias de rádio. Com isso, expandem uma parceira que já mantinham para o desenvolvimento de uma plataforma HSPA+/LTE.

De acordo com a analista da consultoria britânica Rethink Research, Caroline Gabriel, a venda deve ser positiva para a Nokia, na medida em que a fabricante vai abrir mão da produção de um equipamento que já se tornou um commodity na indústria.

Atualmente, a Nokia mantém uma fatia tímida no mercado de modems sem fio, o qual é dominado pelas chinesas Huawei e ZTE, as quais concentram uma participação global de 53% e 30%, respectivamente.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip