TELEFONICA X PORTUGAL TELECOM = OI

Telefônica já comprou Vivo, diz El País

Felipe Zmoginski, de INFO Online
Quarta-feira, 28 de julho de 2010 - 00h30

SÃO PAULO - A edição desta quarta-feira do respeitado jornal espanhol El País afirma que chegou ao fim a disputa entre Telefônica e Portugal Telecom (PT) pelo controle da Vivo.

De acordo com o periódico, os portugueses aceitaram a oferta de 7,5 bilhões de euros pelos 50% da Vivo que pertencem à PT. Com a decisão, a espanhola Telefônica passaria a ser a única controladora da tele móvel líder no cobiçado mercado brasileiro.


As negociações entre as partes já duram ao menos quatro meses e os executivos da Portugal manobraram de todas as formas para evitar a venda, pedindo auxílio até mesmo ao governo federal de Portugal para que entrasse nas conversas para proteger a posição lusa na Vivo

Acionistas menores da PT, no entanto, pressionaram para a venda, já que o valor oferecido pela Telefônica é considerado excelente. A constante queda no número de usuários de telefonia fixa em favor das teles móveis tornou a aquisição da Vivo estratégica para o grupo espanhol

Ainda de acordo com El País, a Portugual Telecom usará o dinheiro negociado na operação com  a Vivo para tornar-se acionista da Oi, tele formada pela antiga Telemar e a Brasil Telecom.

A Telefónica pode ter vencido a longa batalha para comprar a participação da Portugal Telecom na Vivo depois de elevar sua oferta pela fatia para 7,5 bilhões de euros.

A Telefónica fechou o acordo depois de oferecer 350 milhões de euros (451,8 milhões de dólares) a mais do que o preço aceito pelos acionistas da Portugal Telecom no mês passado, mas que foi rejeitado pelo governo, informou uma fonte com conhecimento das negociações.

SÃO PAULO - A edição desta quarta-feira do respeitado jornal espanhol El País afirma que chegou ao fim a disputa entre Telefônica e Portugal Telecom (PT) pelo controle da Vivo.

De acordo com o periódico, os portugueses aceitaram a oferta de 7,5 bilhões de euros pelos 50% da Vivo que pertencem à PT. Com a decisão, a espanhola Telefônica passaria a ser a única controladora da tele móvel líder no cobiçado mercado brasileiro.

Portugal Telecom vende Vivo e entra na Oi

Reuters
Quarta-feira, 28 de julho de 2010 - 12h38

SÃO PAULO - Uma aliança com a Oi foi o caminho encontrado pela Portugal Telecom para ceder à pressão da Telefónica para venda de sua parte na Vivo sem, entretanto, tirar o pé do mercado brasileiro de telecomunicações.

A companhia portuguesa vai pagar até 8,44 bilhões de reais para obter uma participação minoritária de 22,4 por cento na Telemar Norte Leste, braço operacional do Grupo Oi, deixando o controle da Vivo - maior operadora celular brasileira que ajudou a criar para a rival espanhola.

Investidores no Brasil, porém, não receberam bem o negócio, já que serão feitos aumentos de capital da Oi, exigindo mais aporte de dinheiro na companhia pelos acionistas se não quiserem ter diluídas suas participações na empresa.

Às 12h15, as ações ordinárias e preferenciais da Oi desabavam 10,5 por cento e 7,42 por cento, respectivamente, a 37,50 e 28,33 reais. As preferenciais da Telemar Norte Leste cediam 5,26 por cento, para 49,74 reais. O Ibovespa tinha variação negativa de 0,21 por cento.

A decisão do ex-monopólio português de telecomunicações de sair da Vivo aconteceu após a Telefónica aumentar pela terceira vez sua oferta pela fatia detida pela Portugal Telecom na operadora móvel brasileira, para 7,5 bilhões de euros.

Com a aliança com o grupo português, a Oi poderá iniciar seu projeto de internacionalização apoiado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que incentivou a formação de uma grande companhia na área de telecomunicações com a aquisição da Brasil Telecom pela Oi, em 2008.

"Essa operação permitirá à Oi ampliar sua capacidade de investimento e de expansão nacional e internacional, mantendo o controle da empresa em mãos brasileiras", afirmou em nota o presidente da Telemar Participações, Pedro Jereissati, acionista do grupo Jereissati, um dos controladores da Oi.

"Trata-se de uma aliança industrial que dará à Oi a capacidade de desenvolver um projeto de telecomunicações de projeção global", complementou o presidente da holding Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, também integrante do grupo de controle da Oi.

Portugal Telecom compra 22,4% da Oi


Reuters 


Divulgação
Portugal Telecom compra 22,4% da Oi
Conselho de Administração da Portugal Telecom aprovou hoje a venda da sua participação de 50 por cento da Brasilcel à Telefónica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip