Vírus para Symbian S60 contaminou mais de 100 mil smartphones .

Vírus para Symbian S60 contaminou mais de 100 mil smartphones

Por Renato Rodrigues, do IDG Now!

Aplicativo disfarçado de game envia mensagens do aparelho contaminado sem que o usuário perceba e apaga os registros.

Um aplicativo malicioso (malware) que ataca smartphones com  sistema operacional Symbian Serie 60 (S60) de 3ª e 5 ª Edições pode estar sendo usado para criar uma botnet – rede de dispositivos "zumbis", controlados remotamente.

De acordo com a empresa de segurança NetQin, mais de 100 000 smartphones já foram comprometidos com o malware, que simula ser um game. A empresa disse que o aplicativo está programado para mandar mensagens SMS a partir do telefone infectado.

"Essas botnets fazem uma coisa ou outra: enviam mensagens para todos os contatos da agenda, ou mandam para números aleatórios, conectando-se a um servidor", explicou a empresa em um post. O nome do aplicativo não foi revelado.

"Os vírus irão deletar da caixa de saída do usuário as mensagens enviadas e o registro do SMS. Todas as mensagens contêm URLs que levam para sites com malware, e quem recebe não tem como verificar isso até que o malware instale-se automaticamente".

A Fundação Symbian disse que o certificado usado para assinar o malware já foi revogado, e recomenda aos usuários que instalaram muitos aplicativos recentemente que habilitem a função de rechecagem da validade dele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip