Samsung sai na frente para aprovar celular 4G nos EUA

FCC atesta que Samsung R900 atende aos padrões exigidos para operação em redes com tecnologia LTE, que tem taxas de download de 3 Mbps, em média.

Parece que a Samsung venceu a corrida para ser o primeiro fabricante a obter a aprovação da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, na sigla em inglês) para um celular baseado no padrão 4G Long-Term Evolution (LTE).

Chamado provisoriamente de Samsung R900, o aparelho terá conectividade LTE bem como Bluetooth, Wi-Fi e 3G EV-DO Rev.A. A FCC testou o aparelho em laboratório no mês passado, e concluiu que ele atende às especificações exigidas.

Apesar de os resultados dos testes da FCC não mencionarem especificamente quais operadoras terão o celular, o site Phone Scoop relata que o espectro utilizado nos testes coincide com o da operadora celular de pré-pagos MetroPCS, que já anunciou planos de lançar um aparelho LTE em alguns mercados até o fim do ano.

Próximo estágio
As tecnologias 4G como LTE e WiMAX representam o próximo estágio na evolução das tecnologias de dados sem fio, com taxas médias de download de 3 Mbps ou até mais. Em comparação, as redes 3G atuais entregam tipicamente velocidades de download de 1/10 desse número.

A Verizon será a primeira grande operadora americana a oferecer serviços LTE. A expectativa é que sua rede estará pronta e ativa em cerca de 30 grandes regiões dos EUA – e mais localidades serão cobertas em 2011.

Ao fim de 2013, a Verizon planeja ter sua planta 3G totalmente coberta pela tecnologia 4G, que será expandida até para locais que atualmente não contam com a cobertura 3G. A operadora usará inicialmente o pedaço de espectro de 22 MHz que obteve em 2008, durante leilão da faixa de 700 MHz, para construir sua rede nacional LTE.

A AT&T e a T-Mobile planejam seguir os passos da Verizon, com lançamentos de redes comerciais LTE próprias em 2011. Única grande operadora dos EUA a utilizar WiMAX, a Sprint está atualmente a caminho de ter seus serviços WiMAX prontos para funcionar em todos os grandes mercados norte-americanos até o fim do ano.


(Brad Reed)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip