Samsung e RIM deveriam evitar choque direto com Apple, dizem analistas


Publicada em 24/09/2010 às 17h19m

    NOVA YORK - Apesar dos maiores nomes da tecnologia se
     prepararem para enfrentar o iPad, da Apple, analistas consideram que a melhor estratégia para eles seria evitar um confronto direto com a empresa e se concentrarem em nichos de mercado e produtos de baixo preço.

Há um ano, especialistas do setor estavam debatendo se existia um mercado para um aparelho que ocupasse a lacuna entre laptops e celulares inteligentes. Agora, Samsung Electronics e Research in Motion estão entre os mais recentes adversários a responder ao aparelho da Apple.

O iPad atrai muitos compradores com sua interface enxuta e aplicativos de música, vídeo e software. Executivos também podem utilizá-lo como tela portátil para apresentações.

Antes da apresentação de um computador tablet pela RIM, fabricante do BlackBerry, na semana que vem, os analistas estimam que a empresa e seus rivais não conseguirão sucesso a não ser que ofereçam preços mais baixos ou atendam a um segmento que a Apple tenha desconsiderado.

- Ainda não ouvimos nada sobre que potencial existe para além do trabalho da Apple - disse John Jackson, analista da CCS Insight. - A próxima história de sucesso nos tabletes envolverá uma empresa que não tente enfrentar a Apple diretamente.

A RIM planeja lançar o "BlackPad" durante uma conferência com programadores que começa na segunda-feira, de acordo com reportagem no Wall Street Journal. A expectativa é de que o aparelho tenha tela sensível a toques de sete polegadas, menor que a do iPad, e ao menos uma câmera.

O produto deve se conectar com a Internet por meio das redes WiFi de curto alcance existentes em residências, escritórios e cafés. Excetuado o WiFi, a única outra maneira de conectar um BlackPad será atrelá-lo a um celular BlackBerry, de acordo com a reportagem.

Alguns analistas dizem que o Samsung Galaxy é o rival mais preparado para enfrentar o iPad, não só porque ele é um aparelho menor, como porque - talvez o motivo mais importante - a fabricante sul-coreana formou parcerias com as quatro maiores operadoras norte-americanas de telefonia móvel e com companhias de mídia que fornecerão programação para seu serviço Media Hub.

Outros afirmam que a verdadeira batalha começará no próximo ano, quando os rivais da Apple terão tido mais tempo para responder ao iPad, que começou a ser vendido em abril. Apesar disso, para o Morgan Stanley, o mercado de eletrônicos de consumo pode não dar uma segunda chance para a RIM.

- Eles têm que ter sucesso logo de início. Eles não têm afeição suficiente dos consumidores para vir com meio produto e então melhorá-lo com o tempo. O mercado está caminhando muito rápido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip