HTC Desire é o bonitão com Android 2.2

Aparelho conta com Android 2.2 e trackball óptico

 Cauã Taborda, de INFO Online

Marcelo Kura

http://info.abril.com.br/reviews/img/smartphone-htc-desire/1.jpg

 

Smartphone HTC DesireSmartphone HTC DesireSmartphone HTC DesireSmartphone HTC DesireSmartphone HTC Desire

Desire

  • HTC

Pesquisa INFO de Marcas - Reputação: Excelente

  • Prós: Boa configuração, visual agradável e Android na versão Froyo
  • Contras: Luminosidade da tela desaponta com muita claridade e câmera captura imagens esmaecidas
  • Conclusão: Indicado para quem não sente falta de teclado físico e quer um aparelho elegante com bons recursos
  • Avaliação técnica: 8,5
  • Preço: 1.735 reais

Ficha técnica

  • 3G > Android 2.2 > 1 GHz > 512 MB + 8 GB (microSD) > Tela de 3,7" > Wi-Fi > 5 MP > 136 g

http://ads.abril.com.br/RealMedia/ads/adstream_lx.ads/infoexame/guia/1604888222/Bottom1/OasDefault/default/empty.gif/62643761636236363463646333383330

Com design bastante elegante, o HTC Desire veio brigar em grande estilo com outros smartphones. Armado com processador de 1 GHz e 576 MB de memória RAM, esse aparelho com Android 2.2 é rápido nas tarefas. A tela de 3,7 polegadas que reconhece múltiplos toques cumpre seu papel, exibindo vídeos, navegação na web e outros recursos com eficiência. Um ponto que deixou a desejar nesse smartphone de 1.735 reais foi a câmera que, mesmo com 5 megapixels, fez fotos esmaecidas e pobres.

Com dimensões de 5,9 por 11,8 por 1,2 centímetros, o Desire é um smartphone fino, elegante e com carcaça que oferece uma empunhadura confortável. O modelo tem corpo na cor preta e botões com acabamento metálico, com detalhes em marrom claro (cobre) e prateados. Feito de partes plásticas e metálicas, a carcaça passa confiança, mas sua tampa se mostra frágil depois de removida. Um detalhe que traz conforto é a textura da parte traseira, que evita os escorregões em uma mesa.

A interface é uma versão personalizada do Android 2.2 (Froyo). Um dos recursos interessantes é o Leap view, que exibe todas as áreas de trabalho do aparelho – máximo de sete – como miniaturas. O recurso lembra o Spaces do sitema Mac OS, da Apple. Os botões de aplicativos e menus têm um visual bem apurado e de fácil manuseio.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/htc_desire_desksmini-20101110193836.jpg

O Desire não conta com teclado físico, mas para quem está acostumado com telas sensíveis ao toque, o teclado virtual é bastante confortável e oferece um bom tamanho, tanto na posição vertical como horizontal. Ele também conta com controles laterais de volume, que nos testes do INFOlab não se mostraram muito precisos, botão para ligar e desligar e os tradicionais botões Home, Menu, Voltar e Pesquisar. Para ajudar na navegação ele conta com um trackball óptico, que funciona como um mouse.

Veloz mas ruim na câmera



O processador Qualcomm Snapdragon, de 1 GHz, garante velocidade na navegação e gerenciamento de aplicativos. Ao pressionar o botão Home são exibidos os últimos aplicativos abertos (até oito) e com um clique eles são restaurados do ponto em que foram fechados. Outro ponto forte é a memória RAM de 576 MB, uma das maiores entre os aparelhos testados no INFOlab.

O espaço de armazenamento interno de 512 MB está de acordo com a média e ele conta com entrada para cartões microSD (modelo acompanha cartão de 8 GB). Para trocar o cartão é necessário remover a tampa traseira e a bateria. Como não poderia deixar de faltar, ele conta com Wi-Fi, Bluetooth e GPS com A-GPS.

Para não escorregar no trabalho ele traz sincronia total pelo Microsoft ActiveSync, facilitando o acesso a seus e-mails, calendário e contatos de trabalho. Há também a possibilidade de bloquear o aparelho em caso de perda ou furto, evitando que dados sensíveis sejam acessados. Graças ao ThinkFree o aparelho também pode editar documentos do Microsoft Office.

Nas atividades de entretenimento, como reprodução de áudio e vídeo o Desire se comportou muito bem. Ele conta com uma entrada para fones (P2) na parte superior, o que é prático para escutar música com o aparelho no bolso, mas a ausência de teclas dedicadas para um player fazem falta.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/htc_desire_fotomini-20101110194026.jpg

No registro de imagens com a câmera de 5 megapixels é que o celular desapontou. As imagens registradas, tanto em ambientes abertos como no estúdio, não foram nada satisfatórias. Todas as capturas foram realizadas no automático e em todos os casos a imagem ficou escura, com cores pobres e branco estourado.

Fraco na bateria



Um ponto que coloca o HTC Desire abaixo de seus principais concorrentes, como Galaxy S e Nokia N8, é sua duração de bateria. Nos testes do INFOlab o tempo de bateria registrado em ligações foi de 7h02min, o que não é muito se comparado às 10h10 minutos do N8, mas ele conseguiu ficar na frente do Xperia X10 Mini Pro, que aguentou meras 6h06min.

Mesmo com a escorregada da câmera, o HTC Desire e seus recursos estão de acordo com os smartphones mais modernos do mercado. Ele conta com outros recursos interessantes, como o controle de volume das ligações recebidas. Quando o aparelho recebe uma ligação e é virado com a tela para baixo o som é cortado, entrando no modo silencioso e evitando barulho em uma reunião ou cinema. A função é bastante útil para quem vive esquecendo de trocar o volume da campainha.

Duração da bateria em ligação (em minutos)
Barras maiores indicam melhor desempenho


Samsung Galaxy S

547


Apple iPhone 4

538


Google Nexus One

515


HTC Desire

422


Sony Ericsson Xperia X10 Mini Pro

366


Motorola MB502

197

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip