Para Idec, falta informação ao cliente de telefonia fixa
AE , Em Quarta-feira 25/8/2010, às 11:15 Sem informação suficiente para escolher o plano mais adequado de telefonia fixa, os consumidores correm o risco de pagar até 72% a mais por mês, de uma operadora para outra, fazendo o mesmo número de ligações. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) analisou planos básicos de quatro empresas, que juntas detêm quase 90% do mercado, e concluiu que os clientes são induzidos a contratar pacotes mais caros por falta de conhecimento. Com o resultado da pesquisa, o instituto notificou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pedindo mais fiscalização e padronização na cobrança tarifária. O levantamento do Idec foi feito com o objetivo de avaliar a qualidade das informações prestadas pelas operadoras sobre preços, valor de franquia e detalhes de cada plano. "Inicialmente, esperávamos conseguir todos os dados nos sites, mas foi impossível", diz a advogada Estela Guerrini, responsáv