Anatel nega ter números sobre celulares piratas no Brasil

Anatel nega ter números sobre celulares piratas no Brasil

Por Redação do IDG Now!

Publicada em 15 de fevereiro de 2011 às 10h55
ia informou não ter dados sobre aparelhos ilegais; na segunda (14/2), Folha de S.Paulo estimou porcentual de 'clandestinos' em 20%.

A Agência Nacional de Telecomunicações informou nesta terça-feira (15/2) que não possui nem divulgou dados sobre o número de aparelhos ilegais em uso no Brasil.

Em comunicado, a agência refuta informação publicada na segunda-feira (14/2) pelo jornal Folha de S.Paulo, de que o porcentual de celulares piratas, ou clandestinos, teria subido 67% em 2010 em relação ao ano anterior - o número teria sido obtido a partir de dados da Anatel e de operadoras.

A agência informa apenas que, de acordo com a Lei Geral de Telecomunicações e os regulamentos do setor, só podem ser utilizados equipamentos e produtos de telecomunicações certificados por entidades certificadoras e homologados pela Anatel.

Em 2010, ressalta a agência, foram realizadas 178 ações de fiscalização para combater a venda de produtos não certificados.

A Anatel aconselha aos consumidores verificar, na hora da compra, se o aparelho é certificado - aparelhos com a certificação têm um selo da agência.

Para orientar o consumidor, a Anatel produziu uma cartilha, que pode ser obtida no site da agência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip