Vivo tem lucro quatro vezes maior no trimestre

Reuters - A maior operadora celular do Brasil, Vivo, encerrou o quarto trimestre de 2010 com lucro líquido mais de quatro vezes maior que o obtido um ano antes, apoiado em ganho de clientes e queda de quase 40 por cento nas despesas com depreciação de equipamentos CDMA.
PUBLICIDADE
A companhia anunciou lucro líquido de 864,2 milhões de reais para o quarto trimestre contra 203,3 milhões de reais um ano antes e 601,8 milhões de reais no terceiro trimestre.
A média das estimativas de seis analistas obtidas pela Reuters apontava para lucro de 594 milhões de reais para a empresa no período.
No balanço, a Vivo afirma que o lucro trimestral quatro vezes maior que o registrado um ano antes deve-se a "melhor performance operacional, menores despesas com depreciação e melhor resultado financeiro".
Do lado operacional, a empresa registrou queda anual de 4,1 por cento no total de custos operacionais, para 3,7 bilhões de reais. O gasto com mercadorias vendidas caiu 20,2 por cento com maior participação nas vendas de SIM Cards e manutenção de "política restritiva de concessão de subsídios" a clientes.
Enquanto isso, a receita líquida de serviços subiu 12,5 por cento, para 4,57 bilhões de reais, com um salto de 48 por cento nas receitas com transmissão de dados e serviços de valor adicionado e disparada de 65,4 por cento nas receitas com acesso à Internet.
A companhia, controlada pela espanhola Telefónica, terminou dezembro com 60,29 milhões de clientes, crescimento de 4,5 por cento sobre o final de setembro e de 16,5 por cento em 12 meses.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) ficou em 1,677 bilhão de reais de outubro a dezembro, ante 1,387 bilhão de reais no mesmo período de 2009. A margem passou de 31,4 por cento para 34,5 por cento.
A Vivo anunciou que planeja investir 3,482 bilhões de reais em 2011, após 2,489 bilhões de reais desembolsados no ano passado. O valor do investimento previsto para este ano contempla pagamento de frequências compradas da Anatel em dezembro, cujo valor foi estimado em 782 milhões de reais.
A operadora móvel será incorporada pela Telesp, concessionária de telefonia fixa em São Paulo e também controlada pela Telefónica.
A Vivo terminou 2010 com dívida líquida de 1,743 bilhão de reais, uma queda de 54,4 por cento na comparação com 2009.
(Por Alberto Alerigi Jr.)

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip