Celulares são cada vez mais alvos de vírus. Saiba como se proteger!


Celulares são alvos de ataques de malwares e spywares / Foto: Reuters
Gabriel Pondé

Celulares com acesso à internet são cada vez mais comuns. Com o aumento do número de aparelhos, crescem também as ameaças. E as previsões para os próximos anos não são das melhores.

— Os vírus para celulares vão explodir em breve. É uma tendência do mercado. Em alguns anos, será o caos! — acredita Marcelo Botelho, diretor da Veus Technology, empresa de serviços na área de TI.

Se o futuro é sombrio, o presente também exige cuidados. Atualmente, os ataques a aparelhos móveis mais frequentes são por meio de malwares e spywares.

Esses tipos de ameaças, que agem como espiões, podem roubar senhas e informações pessoais importantes.

Vírus mais nocivos também já começam a circular entre os celulares e podem desabilitar funções e até provocar prejuízos como perda de agenda, por exemplo.

Portanto, assim como em seu computador, a navegação na rede com aparelhos móveis tem armadilhas.

Os principais antivírus para PCs possuem versões destinadas a celulares. Mas outras dicas são fundamentais para evitar contaminações.

— O mais importante é o seu comportamento perante as ameaças. Nunca baixe nada de uma fonte que você não conheça — diz Marcelo.

Outro cuidado que deve ser tomado é em relação a redes abertas e gratuitas. Tem muita gente que, ao ver uma rede dando sopa, conecta-se para checar e-mails ou entrar em redes sociais. Ambientes desconhecidos podem ser iscas para ataques.

— O ideal é usar a rede oferecida pela sua operadora. Tem um custo, mas é o preço que se paga pela sua segurança — conclui Marcelo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip