Hora do troco: Samsung processa Apple em três países

Ação é uma resposta ao processo aberto nos EUA pela empresa de Steve Jobs, que acusou a empresa coreana de copiar o design do iPhone e do iPad

Por Macworld/Reino Unido
25/04/2011

A Samsung respondeu à Apple com processos judiciais em três países, alegando violações de patentes de tecnologias relacionadas a smartphones.

Há duas semanas, a Apple processou a Samsung por suposta cópia de recursos dos aparelhos iPad, iPod Touch e iPhone em seus smartphones da linha Galaxy e no tablet Galaxy Tab.

Na quinta-feira (21/4), a gigante coreana de eletrônicos processou a Apple em Seul (Coreia do Sul) pela suposta infração a cinco patentes. Outros processos foram abertos em Tóquio (Japão), sobre a violação de duas patentes, e em Manheim (Alemanha), pela infração de três patentes.

"A Samsung está respondendo de forma ativa às medidas legais tomadas contra nós como forma de proteger nossa propriedade intelectual e assegurar a continuidade de nossa inovação e crescimento nos negócios de comunicações móveis", afirmou a empresa, em comunicado.

De acordo com a Samsung, os processos citam violações que teriam sido cometidas pela Apple em patentes ligadas à redução de erros na transmissão de dados em redes móveis WCDMA; no recurso de tethering de celulares por PCs, para que computadores possam utilizar a rede sem fio do celular; e na redução do consumo de energia durante a transmissão de dados por meio de redes HSPA.

Em 15/4, a Apple apresentou um processo contra a Samsung nos Estados Unidos, no qual acusa a empresa coreana de copiar características de design externo de seus produtos iPhone, iPod Touch e iPad. No processo, a Apple alega ainda que a Samsung projetou ícones de aplicações de modo que ficassem parecidos com os dos aparelhos da Apple.

No ano passado, a Samsung tornou-se a primeira grande fabricante de eletrônicos a lançar um tablet capaz de ameaçar o domínio de mercado do iPad. Sua série de smartphones que rodam o sistema Google Android também começou a fazer frente aos iPhones.

A Apple lançou seu primeiro iPhone em 2007 e anunciou seu primeiro iPad há mais de um ano. A Samsung trouxe seu Galaxy S ao mercado em meados de 2010 e o primeiro Galaxy Tab no fim do ano passado.

A empresa de pesquisas de mercado Gartner previu que as vendas do iPad alcançariam 48 milhões de unidades este ano, quantidade superior aos 13,9 milhões de tablets Android previstos. Isso daria ao sistema iOS, da Apple, 68,7% do mercado de tablets. No ano que vem, segundo a Gartner, essa fatia deverá cair para 63,5%.

Copyright 2011 Now!Digital Brasil Ltda. Todos os direitos reservados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip