Nokia vai demitir 4 mil funcionários e transferir Symbian para Accenture


Cerca de 3 mil funcionários serão transferidos para a parceira, como parte de um plano que vai reduzir em 82% os custos com pesquisa

Nesta quarta-feira, 27/4, após um longo período de espera, a Nokia detalhou os planos de reestruturação de suas operações, como parte do acordo firmado com a Microsoft e por meio do qual a fabricante vai usar o sistema operacional da companhia (Windows Phone) em seus smartphones. A fabricante confirmou a demissão de 4 mil funcionários e a transferência de outros 3 mil profissionais para a prestadora de serviços Accenture.

Na prática, a Accenture vai assumir todas as atividades relacionadas ao sistema operacional Symbian e o suporte aos futuros smartphones, incluindo aqueles que vão rodar com a tecnologia da Microsoft.

O acordo permitirá que a Nokia reduza os custos anuais com pesquisa e desenvolvimento para 1 bilhão de euros em 2013, o que equivale a 18% dos 5,65 bilhões de euros investidos em 2010.

A fabricante informou que a maior parte das demissões afetará as operações na Finlândia, Dinamarca e Inglaterra.

De acordo com notícia da Reuters, os investidores viram de forma positiva o acordo com a Accenture, uma vez que ele representa uma forma rápida e barata de abrir mão das operações relacionadas ao Symbian.

Para a analista da consultoria Gartner Carolina Milanesi, a reestruturação é um sinal claro dos planos da Nokia. "Isso ajuda a acabar com qualquer dúvida sobre para onde essa companhia está indo", avaliou. Por outro lado, ela destacou que trata-se de uma oportunidade para a Accenture entrar na área de desenvolvimento de aplicativos móveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip