Declínio da Nokia reduz vendas de smartphone

Ainda sem aparelhos com Windows Phone, a Nokia está transferindo o desenvolvimento do sistema operacional Symbian para a Accenture
A Nokia continua rolando ladeira abaixo. Em um ano, sua participação no mercado de smartphones caiu de 40% para 25%. Continua sendo o maior fabricante do mundo. Mas, ainda que outros fabricantes tenham crescido, seu declínio fez todo o mercado encolher 0,5% no primeiro trimestre.

Os números são de um relatório liberado nesta semana pela ABI Research. Segundo a ABI, 100 milhões de smartphones foram vendidos no mundo no primeiro trimestre do ano. Isso representa uma redução de 0,5% em relação ao último trimestre de 2010. Quando se compara esse resultado com o de um ano atrás, porém, o crescimento é de 75%, o que mostra que o mercado continua em rápida expansão, apesar da Nokia.





A empresa finlandesa anunciou que vai demitir 4 mil funcionários e transferiu seu sistema operacional Symbian para a Accenture. Agora, ela deve concentrar todas as suas forças em criar seus primeiros smartphones com o Windows Phone, da Microsoft.

O Android ultrapassa o Symbian

Se a Nokia perde força, o Symbian vai junto. No primeiro trimestre, esse sistema operacional perdeu, para o Android, o posto de líder do mercado de smartphones. Nas contas da ABI, no primeiro trimestre, 30 milhões de smartphones com Android foram vendidos, contra 25,6 milhões de aparelhos com o Symbian.A longo prazo, a Nokia pode até se sair razoavelmente bem no mercado. Mas, neste ano, as perdas da empresa devem se acentuar, prevê a ABI. "Em geral, se diz que a flutuação nas vendas é sazonal. Mas, neste primeiro trimestre, foi o encolhimento da Nokia, de 15%, que puxou o mercado para baixo", diz Michael Morgan, analista sênior da ABI.

Apple e Samsung ganham



Se o tempo anda fechado na Finlândia, em Cupertino, na Califórnia, ele não poderia ser mais ensolarado. Fazendo o movimento contrário ao da sua rival europeia, a Apple teve crescimento de 15% no negócio de smartphones. Contribuiu para isso o lançamento da versão CDMA do iPhone. Ela teve 2,2 milhões de unidades vendidas nos Estados Unidos pela operadora Verizon.

Outro fabricante que se saiu muito bem foi a Samsung. As vendas de smartphones da empresa coreana cresceram 16% no primeiro trimestre e ela passou a ter 13% desse mercado. A ABI observa que o aumento nas vendas da Apple e da Samsung juntas é mais ou menos igual à redução nas vendas da Nokia.

A HTC, por sua vez, cresceu 7%, vendendo 9,5 milhões de smartphones no trimestre. Já a RIM, fabricante do Blackberry, não teve um resultado tão bom. Suas vendas cresceram apenas 2%. E a Motorola Mobility viu suas vendas caírem 16%.

Para a ABI, os resultados do primeiro trimestre devem se repetir no segundo. "Os fatores que impediram o crescimento do mercado devem continuar no segundo trimestre. O mercado só voltará a crescer no ritmo de 2010 na segunda metade do ano", diz Kevin Burden, diretor da ABI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip