Nokia acaba com a marca Ovi

Mudança será visível já em julho e marca transição da empresa em direção ao Windows Phone.

A Nokia vai abandonar sua marca de serviços móveis Ovi à medida que se prepara para vender smartphones com software Windows Phone, da Microsoft. O anúncio foi feito pela própria empresa, em seu blog, nesta segunda-feira (16/5).

Os serviços Ovi serão chamados de serviços Nokia durante o período de transição que, segundo a empresa, deverá continuar até o próximo ano. A mudança vai começar com alguns celulares novos que chegarão em julho e agosto.

O único esforço será acostumar-se com um novo nome. Os serviços continuarão como antes. O Ovi Maps, por exemplo, vai se tornar Nokia Maps. É provável que, em alguns meses, quem comprar um smartphone ou celular da Nokia verá os serviços com a nova marca. Os usuários que já têm um aparelho Nokia vão notar a nova marca nas futuras atualizações de software.

A marca Ovi de serviços móveis nasceu em 2007 e, desde então, tem enfrentado sua cota de problemas. Espécie de resposta à App Store da Apple, a Ovi Store não conseguiu lidar com a demanda em seu primeiro dia de funcionamento. Contudo, foi a demanda insuficiente que parece ter determinado o fim de um outro serviço Ovi em alguns países: Em janeiro, a empresa comunicou que iria interromper a oferta do Ovi Music Unlimited em 27 dos 33 países em que operava.

Fim da confusão
O abandono da Ovi é uma admissão de que a marca falhou e uma indicação de que a ordem agora é reduzir a confusão do consumidor à medida que a parceria com a Microsoft se solidifica, destacou a CCS Insight em uma de suas pesquisas.

As razões para esta decisão levam em conta o fato de que a Nokia é uma marca bem conhecida em todo o mundo, afirmou a principal executiva de marketing da empresa, Jerri DeVard, em blog.

A mudança é a primeiro "passo audacioso" comandado por DeVard desde que ela se juntou à companhia, em janeiro, de acordo com a CCS Insight. A marca Nokia não é hoje o que era cinco anos atrás, mas ainda carrega muita ressonância em mercados emergentes, afirmou Geoff Blaber, analista da CCS Insight.

Desde o anúncio de adotar o Windows Phone como principal sistema operacional para smartphone, a Nokia sofreu diversas mudanças, como a transferência das atividades ligadas ao software Symbian para a Accenture, que também recebeu 3 mil empregados da empresa.

No entanto, a Nokia ainda não revelou quando o primeiro smartphone Nokia com Windows chegará ao mercado. A empresa não vai divulgar datas de entrega até que ela esteja próxima, mas há muita pressão para que isso ocorra ainda este ano, admitiu o CEO Stephen Elop ao divulgar os resultados financeiros do primeiro trimestre.


(Mikael Ricknäs)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip