Noticias Da Hora

Dois bilhões de pessoas terão smartphones em 2015

Em 2010 o número de usuários de smartphones saltou 70%, chegando a 500 milhões de usuários

19 de Maio de 2011 16:59
Aproximadamente 30% da população mundial terá smartphones até 2015. A afirmação é da consultoria Parks Associates que lança nesta semana um estudo sobre dispositivos móveis. Segundo os pesquisadores, em 2010 o número de usuários de smartphones saltou 70%, chegando a 500 milhões de usuários.

Neste ano, a vendas destes dispositivos móveis deve registrar aumento de 175%. O diretor de pesquisas móveis da Parks Associates, Harry Wang, conta que o desejo de consumo criado por esses aparelhos acelerou o ciclo de troca normal existente na telefonia móvel para um hiper crescimento em curto prazo do mercado de smartphones.

Smartphone: um em cada cinco realiza check-in

São mais de 16 milhões de usuários, o equivalente a 17% da população detentora de smartphones

A cada cinco norte-americanos usuários de smartphones, um já utiliza serviços de geolocalização como Foursquare, Facebook Places e Gowalla. É o que aponta o relatório divulgado pela comScore nesta semana.

Segundo o documento, tais serviços contam com 16.7 milhões de usuários, o equivalente a 17% da população detentora de smartphones. Deste total, 37% é usuário de Android e 34%, de iPhone. Dispositivos da Microsoft, Palm e Symbian representam menos de 5%, cada.

Ainda segundo a análise, pessoas entre 18 e 34 anos representam 58% do total de usuários destes sites.

"Relativamente nova, a geolocalização está sendo largamente adotada pelos usuários de smartphones. A capacidade de interagir com os consumidores neste nível, através de ofertas especiais, promoções e outros incentivos, permitirá engajamento das marcas com os consumidores em tempo real", declara Mark Donovan, vice presidente da área de mobile.

Foursquare
O serviço de geolocalização mais utilizado até o momento, o Foursquare, vem registrando números grandes neste ano. Em abril, adicionou um milhão de usuários aos 7 milhões conquistados desde seu lançamento.

Com o número cada vez maior de usuários, começam a surgir cases de marketing interessantes. Entre os mais recentes, uma empresa que troca rações para animais de estimação por check-ins, um taxista que oferece descontos e uma marca de bebidas que sorteia uma super viagem para os que passarem por um determinado outdoor e realizarem o check-in.

Apple Store prepara "surpresa" de aniversário

Equipes trabalham em sigilo absoluto para impedir vazamentos

Por Cibele Santos

Hoje, 19 de maio, faz dez anos que as duas primeiras Apple Stores dos Estados Unidos foram inauguradas -- e alguma coisa "grande" está sendo tramada por Steve Jobs para comemorar a data.

Segundo "fontes seguras" do site Boy Genius Report, equipes de 10 a 15 funcionários de cada loja trabalharão ininterruptamente entre a noite de sábado e a tarde de domingo, sob um forte esquema de segurança que incluirá desde "celulares pessoais trancados no escritório principal", assinatura de "acordos de confidencialidade" pelas equipes, e até "cortinas pretas" nas janelas que dão para as ruas.

Várias remessas de hardware aparentemente já chegaram às lojas, diz o site, e continuarão sendo entregues amanhã e no sábado. Todo o material ficará "trancado a sete chaves" até o início do plantão das equipes, que "tiveram de baixar gigabytes de dados corporativos da Apple, rotulados como 'treinamento', para uma pasta compactada com senha e que só poderá ser acessada no sábado."

Além dos especialistas de várias áreas que integram as equipes (como gerentes, administradores, treinadores e decoradores), todos os funcionários de todas as lojas participarão de reuniões obrigatórias na manhã e noite do domingo.

Especulações
Por que tanto segredo? Alguns apostam no lançamento de um novo produto -- por exemplo, um mini-iPhone de baixo custo (do qual a Bloomberg já viu um protótipo, com um terço do tamanho do iPhone 4); outros acreditam num smartphone dual-mode (GSM e CDMA), mais barato e com "SIM universal", destinado a competir com o Android. Há até boatos sobre a antecipação do lançamento do iPhone 5G (como aventaram o site chinês Alibaba.com e o blog Apple Insider), antes previsto apenas para setembro.

O Digitaltrends.com prevê um novo serviço de nuvem, citando rumores de que a Apple teria comprado o domínio "iCloud" no final de abril (por US$ 4,5 milhões) e teria fechado acordo com o Warner Music Group para streaming de música via iTunes. O próprio Boy Genius espera um novo sistema de pagamento eletrônico baseado em NFC (near field communication).

Já o Mashable.com disse ontem que o "misterioso lançamento poderá ser uma total reinvenção do ambiente de varejo da Apple -- um novo tipo de loja conhecido internamente como 'Apple Store 2.0', com displays interativos via iPad, 'enormes' monitores e sistemas especiais de som."

Quaisquer que sejam os boatos, é muito provável que Jobs de fato esteja preparando alguma surpresa (ou surpresas) para os clientes das suas lojas, iniciadas modestamente na Virgínia e na Califórnia e hoje transformadas numa rede de mais de 320 unidades, visitadas nesse meio tempo por mais de 1 bilhão de pessoas. Segundo o último balanço corporativo, a receita das Apple Stores somaram US$ 3,19 bilhões no último trimestre (US$ 9,9 milhões por loja), o que representou um crescimento de 51% sobre igual período do ano passado. Realmente, há razões de sobra para comemorar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip