Próxima versão do Android deve esquentar a briga com iOS

Ainda sem data de lançamento, Ice Cream Sandwich vai unificar plataforma Android; rivais Apple e Microsoft também preparam novos sistemas para os próximos meses

Por PC World / EUA
13/05/2011

Android Ice Cream Sandwich, Apple iOS 5 e Windows Phone Mango. Além dos nomes, digamos, comestíveis, esses sistemas têm outra coisa em comum: todos serão lançados nos próximos meses, estabelecendo assim uma grande batalha entre os titãs do mercado mobile.

As ambições do Android
A Google anunciou recentemente o Ice Cream Sandwich, uma futura versão de seu sistema operacional Android, em sua conferência I/O na última terça-feira, 10/5. Esse é o grande plano da gigante de buscas para colocar todos os seus aparelhos móveis na mesma página – um sistema operacional modular que acomode telefones e tablets de todos os tamanhos. Para isso, alguns dos recursos encontrados nos tablets com o Android 3.0 Honeycomb irão para os smartphones, incluindo uma interface de usuário holográfica, um lançador rápido de tarefas e widgets deslizantes. O Ice Cream Sandwich também expandirá as capacidades da tecnologia de pagamentos digitais NFC (near-field communication).

Apesar de muitos detalhes do novo sistema da Google permanecerem desconhecidos, criar uma única plataforma para todos os aparelhos é um grande passo para a Google e tenho certeza que haverão muitos novos recursos interessantes. Quanto ao hardware, a empresa sinalizou a chegada de um novo smartphone Nexus até o final do ano, abrindo caminho para outros aparelhos com o Ice Cream.

O futuro do iOS
Então nós temos o iOS 5, que parece ser um grande update para o iPhone. Rumores recentes apontam que o futuro sistema trará atualizações wireless (over the air), reconhecimento de voz expandido e um serviço baseado na web chamado iCloud que armazena todos os seus arquivos multimídia online. Em junho, a Apple deve apresentar seu sistema operacional repaginado na WWDC 2011, em que a companhia afirma que irá falar sobre o "futuro do iOS e do Mac OS".

Já um novo hardware do iPhone não deve chegar tão cedo, segundo vários rumores. Assim como o próximo Nexus, o iPhone 5 – ou como quer que seja chamado – deve chegar às lojas apenas nos últimos meses deste ano.

Leia também

- O que esperar do iPhone 5 e do iOS 5

iphone4390b

iOS 5 deve chegar antes do lançamento do iPhone 5

A corrida do Windows Phone 7
Quando a Microsoft lançou o Windows Phone 7 em outubro de 2010, ainda tinha muito para correr atrás. A lista de recursos ausentes incluía copiar e colar, multitarefa para aplicativos de terceiros, suporte para HTML 5, navegação por GPS e downloads de podcasts. O saudoso copiar e colar já foi adicionado e muitos outros desses recursos chegarão com a atualização Windows Phone "Mango", no último trimestre do ano. Mas a Microsoft não está mais apenas correndo atrás: o Mango adicionará outros recursos que os concorrentes não possuem, como a habilidade de pular para uma seção específica de um aplicativo a partir da tela inicial e uma ferramenta de busca que consegue pesquisar dados em aplicativos de terceiros.

Quanto ao hardware, a Microsoft fechou uma grande parceria com a Nokia, que poderia render alguns smartphones com um visual legal até o final do ano.

Outros jogadores
Obviamente, esses não são os únicos fabricantes na briga. A HP está tentando trazer o WebOS de volta com o Veer e o Pre 3, e a RIM prepara novos smartphones baseados em seu sistema Blackberry 7 OS.

Por isso, se você quer comprar um novo smartphone, fique ligado para as novidades do final de ano. A batalha pela supremacia entre os smartphones está prestes a esquentar e será ótima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip