Nokia dá adeus ao Symbian e o entrega à Accenture

A Nokia já havia anunciadoacordo com a Accenture no final de abril, e agora esse acordo foi finalizado e teve seus detalhes revelados. 
 
Com a parceria, todas as atividades de suporte e desenvolvimento do Symbian serão transferidas para a Accenture, uma das maiores empresas de consultoria em TI do mundo. No acordo, a Accenture se compromete a prestar suporte ao sistema operacional até 2016, como Stephen Elop já havia anunciado que faria.
 
Cerca de 2,8 mil funcionários da Nokia, que hoje trabalham com a plataforma na China, Estados Unidos, Finlândia, Índia e Reino Unido serão transferidos para a Accenture até outubro desse ano. Além disso, 4 mil postos de trabalho na Nokia serão cortados, como parte do acordo com a Microsoft para a transição do Windows Phone.
 
Sede da Accenture
Sede da Accenture
As empresas revelaram também que o acordo não se resume apenas ao Symbian, mas também no suporte à transição para o Windows Phone da Microsoft. Para isso, a consultoria trabalhará em conjunto com a Avanade, uma prestadora de serviços especializada na Microsoft.
 
Com isso, a Nokia parece finalmente estar tomando um foco único. O Maemo já é passado. O MeeGo é apenas um laboratório onde a empresa poderá tirar algumas lições e realizar inovações. O Symbian não faz mais parte de suas preocupações, uma vez que terceirizado.
 
De certa forma, vemos uma empresa que até pouco tempo tentava focar na oferta de serviços e softwares, voltar para suas origens como empresa focada no hardware, desta vez utilizando um sistema operacional de terceiros.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip