Smartphones puxam lucro da Samsung no segundo trimestre

Companhia sul-coreana teve lucro de US$ 3,33 bilhões no período.

Empresa detém 17,5% do mercado de celulares inteligentes.

Samsung Galaxy S II (Foto: Truth Leem/Reuters)Smartphone Galaxy S II foi lançado pela
Samsung em abril (Foto: Truth Leem/Reuters)
A sul-coreana Samsung Electronics reportou lucro líquido de 3,51 trilhões de wons (US$ 3,33 bilhões) no segundo trimestre de 2011. Apesar da queda de 18% na comparação com 2010, o resultado superou as estimativas de analistas, que previam lucro de 3,4 trilhões de wons (US$ 3,22 bilhões) para o período.
A cifra foi puxada pela divisão de telecomunicações, que registrou um avanço nas vendas de 43% , lucro operacional de 1,67 trilhões de wons (US$ 1,5 bilhões) e uma receita de 12,18 trilhões de wons (US$ 11,5 bilhões). Os números foram impulsionados em grande parte pelas vendas do smartphone Galaxy S II, que superaram a marca das 5 milhões de unidades desde o lançamento do aparelho no final de abril.
A receita no trimestre cresceu 4% se comparada ao último exercício, para 39,44 trilhões de wons (US$ 37,3 bilhões). O lucro operacional foi de 3,75 trilhões de wons (US$ 3,55 bilhões), recuo de 25% frente ao mesmo intervalo de 2010.
Smartphones
O grupo de pesquisa Strategy Analytics estimou que a Samsung tenha vendido 74 milhões de celulares, 19 milhões dos quais pertencentes à categoria de smartphones, no segundo trimestre, ultrapassando a Nokia e se tornando a segunda maior vendedora mundial de celulares inteligentes, atrás da Apple.

A Samsung assumiu participação de 21% no mercado global de celulares, diminuindo a distância que a separa da líder Nokia, cuja parcela recuou 25%, segundo a Strategy Analystics. No mercado de smartphones, a Samsung detém participação de 17,5%, apenas um ponto percentual atrás da Apple.

Televisores e chips
O conglomerado sul-coreano se tornou a mais recente empresa mundial a alertar que a pouca demanda está prejudicando as vendas de televisores, monitores, computadores e semicondutores.
O crescimento em telecomunicações atenuou o impacto das quedas nas vendas das divisões de televisores de tela plana; de mídia digital e equipamentos; e de chips, que registraram recuo de 9%, 5% e 4%, respectivamente.
Na quinta-feira (28), Sony e Panasonic também alertaram sobre vendas fracas de televisores, especialmente nos EUA e Europa. A queda nos preços dos chips é a maior preocupação da companhia, já que metade do lucro no segundo trimestre veio dos semicondutores.
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip